NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Meio ambiente e a agenda social dominam painéis dessa semana da Conferência Ethos

Biotecnologia, emprego e mobilização climática integram a programação

23/09/2020

Compartilhar

Nesta 13ª semana de Conferência Ethos, quatro painéis irão contribuir com discussões acerca das agendas de meio ambiente e social, a partir das 15h, no canal do Ethos no YouTube.

A problemática envolvendo a questão do emprego, a biotecnologia como alternativa para a preservação ambiental e a mobilização para uma ação climática mais ambiciosa serão analisados por especialistas que poderão responder aos questionamentos do público, que participa da transmissão ao vivo de cada painel.

Segue programação desta quinta-feira, 24 de setembro:

15h – Braskem oferece: Tecnologia e Sustentabilidade – biomateriais, biotecidos e biocelulose

Baseado em casos de bioprocessos nos negócios, o painel promoverá o diálogo sobre a biotecnologia e alternativas para aplicações mais sustentáveis em diferentes setores da economia.

Mateus Schreiner Garcez Lopes, gerente global de Inovação em Tecnologias Renováveis da Braskem; Ricardo Amaral Remer, sócio da Biotecam; Stelvio Mazza, CEO da Já Fui Mandioca! e fundador do Movimento Aproximação; e, Marina Ferro, gerente executiva do Instituto Ethos, participam da conversa.

16h10 – Desocupação juvenil e o legado da pandemia – a dificuldade de ser jovem no Brasil

Esse painel é parte de uma série de diálogos com jovens sobre a pandemia e a recessão da economia no Brasil. Nessa semana, a análise irá considerar que, embora com maior formação em comparação com gerações anteriores, os jovens enfrentam uma inserção no mercado caracterizada pela elevada precariedade, ainda mais crítica entre as mulheres.

Participam do diálogo: Cassia Moraes, fundadora e CEO do Youth Climate Leaders; Letícia Moraes, secretária nacional da Juventude Extrativista e diretora executiva do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS); e Luís Nascimento, analista de Mobilização de Novos Associados do Instituto Ethos.

 17h20 – Por uma ação climática mais ambiciosa: o poder da rede de mobilização

Flavia Resende, coordenadora de Projetos de Meio Ambiente do Instituto Ethos; Inamara Mélo, secretária executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco; Luis Hidalgo, governador regional de Madre de Dios  (Peru); Tim Ash Vie, diretor do secretariado da Under2 Coalition no The Climate Group; e, Sarah Dufy, gerente de Relações Governamentais para as Américas no The Climate Group, terão a missão de avaliar o papel das redes de mobilização, frente a urgência de uma governança climática orientada a maiores níveis de ambição para que os países cumpram as metas do Acordo de Paris.

19h – Desigualdades, postos de trabalho e novos vulneráveis – como esse legado pode atrasar o crescimento e a recuperação?

O objetivo do painel é dialogar sobre a ampliação das desigualdades no mercado de trabalho decorrentes da paralisia econômica gerada pela pandemia do coronavírus e recessão, que agravam a iniquidade já existente, em parte herdada da crise de 2008.

Elisa Pereira Reis, doutora em Ciência Política pelo MIT e professora titular da UFRJ; Maurício Prado, sócio e diretor executivo da Plano CDE; Rogério Barbosa, sociólogo, pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole e membro da Rede de Pesquisa Solidária Políticas Públicas e Sociedade; e, Felipe Saboya, diretor-adjunto do Instituto Ethos, vão conversar a respeito do tema.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.