NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS MEIO AMBIENTE

Mudança climática: do aquecimento da Terra ao colapso ecológico

Aceleração da atividade econômica trouxe prosperidade, mas poluentes afetam a atmosfera e as temperaturas, com riscos para o ambiente e a vida no planeta

26/06/2019

Compartilhar

Ainda neste século, a temperatura da Terra ficará 1,5ºC mais alta que no século 19, quando os ingleses investiam nos processos com queima de carbono que pouco antes haviam criado a indústria. Até hoje, a alta avançou um pouco menos que isso — em 2019 há 1,1ºC a mais que na era pré-industrial. A marca pode avançar ainda até 2ºC, ou 5ºC, ou 6ºC a mais até 2100, segundo a OMM (Organização Meteorológica Mundial).

Anunciada como uma das maiores ameaças à humanidade, a mudança climática recente, diretamente causada por atividades humanas poluentes — a indústria, a agropecuária, o desmatamento — que se espalharam no mundo, mostra cada vez mais sinais de seus impactos, como a concentração de CO2 na atmosfera e a alta das temperaturas.

As previsões de cientistas para o futuro da Terra, diante das alterações do clima, incluem secas e ciclones mais intensos, oceanos mais ácidos, extinção de espécies que garantem o equilíbrio ecológico. Alguns falam ainda na piora da vida nas cidades, por causa da poluição do ar e das ilhas de calor, entre outros efeitos danosos para a vida. Ativistas e pesquisadores falam em enfrentar o problema enquanto há tempo.

Leia a matéria completa do Nexo com um panorama geral para entendimento sobre a questão climática.

Por: Nexo

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.