NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Nordeste de Possibilidades

Conferência Ethos em Recife dialoga sobre potencial da região

07/10/2019

Compartilhar

O potencial do polo tecnológico do Recife se traduz inclusive sob o prisma dos direitos humanos. Estratégias conduzidas desde a década de 70 para transformação do Recife em um polo tecnológico resultaram em aproveitamento da mão-de-obra mais qualificada que antes migrava para Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, a região é exemplo para estados e municípios vizinhos, inclusive para Sergipe que também empreendeu na criação de um polo digital.

Porto Digital, do Recife, é um dos maiores polos de tecnologia e inovação do país, de forma que Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, participará do debate O ecossistema da economia digital nos parques tecnológicos: empregabilidade, empreendedorismo e oportunidades para as novas gerações.

Já o painel Sustentabilidade na indústria nordestina: atratividade, tecnologia e descentralização industrial irá abordar a experiência no Nordeste quanto a questão do emprego, oportunidades para as novas gerações e o compromisso com a diversidade. Ainda nesse sentido, o diálogo sobre Pobreza e aprofundamento das desigualdades no Nordeste – um desafio para o Brasil também irá lançar luz sobre os desafios que estão postos e como a inovação pode contribuir para mudanças nesse cenário. Raul da Mota Silveira Neto, professor associado do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco participará desse painel.

Setor Têxtil

Além da tecnologia, outro setor que se destaca para o empresariado no Nordeste, é o têxtil, que vem passando por transformações nas últimas duas décadas. Uma dessas alterações é a modificação na relação produtiva com grandes varejistas, sobretudo quanto a produção do jeans. Cada vez mais a região tem se confirmando com uma grande fornecedora de jeans para exportação e isso mudou as capacidades das cidades e os fluxos migratórios. Por isso a primeira Conferência Ethos 360º em Recife irá se dedicar para pensar e melhorar as articulações de atores locais com foco em emprego, bem-estar, inclusão e sustentabilidade.

Em agosto de 2017, o Ethos lançou o Vozes da Moda, que será tema do painel Vozes da Moda – diálogos sobre inovações do setor têxtil no agreste de Pernambuco, com a participação de Fredi Maia, presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCP) e Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

Ainda nesse contexto, na pauta de gênero, teremos os painéis Ela decide: igualdade de gênero, saúde e combate à exploração sexual como peças-chave para o desenvolvimento local e Mulheres nas áreas STEM – um desafio para a economia digital. Natália Lacerda Cunha, coordenadora do programa As Minas do Porto Digital; Cris Lacerda, sócia e diretora técnica do Fab Lab Recife; e, Letícia Falcão, ativista do movimento maker, sócia e Coordenadora de Produção e Projetos (CPO) do Fab Lab Recife irão compor esse diálogo. 

Potencial Econômico do Nordeste 

Economia criativa e a geração de oportunidades e imagem para o Nordeste é justamente o painel que irá dialogar sobre o potencial econômico, crescimento da indústria criativa nordestina e a geração de negócios que impactam em melhorias para as comunidades, para as mulheres, para territórios e cidades. Márcia Souto, diretora de Promoção do Artesanato e Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), integrará essa conversa.

O painel irá apresentar atuais alternativas, políticas públicas, estímulos e redes que apoiam o desenvolvimento de empreendimentos nesse setor. Inclusive, com uma análise a respeito de como o potencial criativo no Nordeste pode consolidar novas cadeias de valor, arranjos comerciais, a valorização de saberes tradicionais e um novo enfoque para o desenvolvimento sustentável e territorial.

Como a diversidade nas empresas também favorece o potencial econômico, será realizado o painel Estratégias de promoção da diversidade e inclusão: o desafio da geração de oportunidades no mercado brasileiro, com a participação de Aline Galamba, gerente de recursos Humanos da Accenture Technology; Majo Campos, vice-presidente de RH da empresa Atento Brasil; e, Adriana Quintas, líder de RH da General Motors.

Acompanhe o site da Conferência Ethos 360º em Recife e fique por dentro da programação: https://www.conferenciaethos.org/recife

Sobre a Conferência Ethos 360º 

Recife é a quarta capital brasileira a receber a Conferência Ethos 360º. São Paulo, Rio de Janeiro e Belém (PA), já realizam edições há 21, 4 e 3 anos, respectivamente.

Recife foi escolhida para gerar reflexões sobre as alternativas de crescimento, as transformações regionais e como os estados e empreendimentos locais têm se esforçado para demonstrar o potencial produtivo da região nordeste em um dia de diálogos, com diferentes atores sociais.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.