NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

INDICADORES ETHOS

Novo ciclo dos Indicadores Ethos

03/04/2018

Compartilhar

Um guia para quem quiser saber como começar e um caminho de protagonismo para quem já vem trabalhando pelo desenvolvimento sustentável

O Instituto Ethos deu início, em 28 de março, ao ciclo 2017/2018 dos Indicadores Ethos. Nesse ciclo, as empresas terão à disposição 9 diferentes questionários de avaliação, que tratam da agenda de sustentabilidade para médias e grandes empresas, micro e pequenas, além dos guias temáticos que orientam as companhias para temas específicos como integridade, prevenção e combate à corrupção; promoção da equidade de gênero; promoção da equidade racial; aprendizagem e erradicação do trabalho infantil; clima; e mobilidade urbana. Ainda em abril, será disponibilizado para as empresas o guia temático para inclusão da pessoa com deficiência, elaborado em parceria com a Rede Empresarial de Inclusão Social. Conheça mais sobre os Indicadores Ethos e os Guias Temáticos aqui.

No âmbito das celebrações dos 20 anos de Instituto Ethos, as empresas associadas ao Ethos continuam tendo diferenciais no uso da ferramenta, com acesso ilimitado às funcionalidades e a relatórios comparativos exclusivos, sendo ampliada a empresas interessadas a possibilidade de fazer seu autodiagnostico.  “Entendemos que os Indicadores Ethos ajudam na transformação das práticas das empresas. Estimular o seu uso é parte de nossa missão. Esperamos, para 2018, ainda maior engajamento das lideranças das empresas, seja para estruturação de suas ações, seja para disseminação dessas práticas nas cadeias de valor”, declara Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos.

No ciclo 2016/2017, foram 383 aplicações, realizadas por 329 empresas. Ao longo dos 18 anos de Indicadores Ethos, foram mais de 3.900 empresas usando essa ferramenta no Brasil. “Certamente o número é maior do que de outras iniciativas de sustentabilidade no Brasil, mas se pensarmos no universo de empresas do país, ainda temos um enorme desafio de apresentar a sustentabilidade como uma questão que deve estar inserida nas estratégias das empresas e que pode, inclusive, ajudá-las a melhorar seus negócios”, afirma Ana Lucia de Melo Custodio, gerente executiva de Gestão para Desenvolvimento Sustentável do Ethos.

Para 2018, além da disponibilização dos guias de mobilidade e para inclusão da pessoa com deficiência, como proposta de novos conteúdos, o Ethos dará início à produção de um novo guia temático para abordar a diversidade e inclusão com foco na questão LGBT. “Sabemos que há elementos bastante comuns na forma de trabalhar a diversidade nas empresas, mas há também particularidades. E essa é a nossa busca ao desenvolver os guias temáticos: instrumentalizar suficientemente as empresas para que possam atuar concretamente na criação de ambientes mais diversos e inclusivos”, afirma Ana. “Essa instrumentalização se dá pelos guias temáticos e iniciativas complementares, como rodas de diálogo, workshops e cursos que serão oferecidos pelo Ethos para reforçar o apoio às empresas de como podem progredir nessas questões”, adiciona.

Outro foco importante é o desenvolvimento de cadeias de valor. Um tema desafiador e inovador é a gestão da diversidade nas cadeias de suprimentos. “Hoje temos empresas mobilizando elos de sua cadeia para questões relacionadas à ética e integridade. Queremos que as empresas da nossa base de associados também comecem a trabalhar pela perspectiva da diversidade com seus fornecedores”, convida Magri.

Conheça aqui as iniciativas do Ethos e aqui a nova política de uso do sistema online dos Indicadores Ethos.
Para participar do webinar no dia 16/04, das 14h às 15h, inscreva-se aqui.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.