NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Novo livro do Etco discute impacto econômico da corrupção no país

09/08/2013

Compartilhar

“Corrupção – Entrave ao Desenvolvimento do Brasil” será lançado em 14/8, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Notícias sobre corrupção estão se tornando cada vez mais constantes no Brasil, causando aversão e revolta no povo brasileiro. Seu impacto vai muito além das manchetes e gera um grande e ainda pouco conhecido efeito na economia do país.

No livro Corrupção – Entrave ao Desenvolvimento do Brasil, uma publicação conjunta do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco) e da editora Elsevier, o jornalista Oscar Pilagallo exibe o caminho percorrido pela sociedade para chegar ao estágio atual e mostra o que deve ser feito para mudar o cenário da política nacional.

Com uma abordagem tanto histórica quanto prospectiva, o livro trata a corrupção sobretudo como um obstáculo ao desenvolvimento econômico pois ela subtrai recursos das políticas públicas, causa deformações no ambiente de negócios e fortalece a cultura da leniência com as transgressões.

A obra foi construída a partir da compilação das palestras apresentadas no seminário “O Impacto da Corrupção sobre o Desenvolvimento”, realizado pelo Etco, em parceria com o jornal Valor Econômico. Esse evento, que ocorreu em agosto de 2012, em São Paulo, reuniu representantes de diversos setores da economia e da sociedade brasileira em torno do tema.

Com abertura de Roberto Abdenur, presidente executivo do Etco, o seminário contou com a participação de diversos especialistas no tema corrupção, como Jorge Hage Sobrinho, ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Ellen Gracie Northfleet, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP), o cientista político Cristiano Noronha, José Augusto Coelho Fernandes, diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Marcílio Marques Moreira, presidente do Conselho Consultivo do Etco.

“Com a publicação desse livro, esperamos contribuir concretamente para o fortalecimento do combate à corrupção e para o aprimoramento de nossa sociedade e das instituições brasileiras”, declara Roberto Abdenur.

Muito foi feito no Brasil para combater a corrupção desde meados de 1990, mas ainda é preciso mais, como concluíram os especialistas que participaram do seminário. Além de apontar os problemas, eles também indicam o caminho para resolvê-los e para combater esse mal: maior transparência e prestação de contas de governos e empresas, intolerância com situações de transgressão e elevação dos índices democráticos.

O livro Corrupção – Entrave ao Desenvolvimento do Brasil será lançado em 14 de agosto em São Paulo, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi. Além do autor do livro, do presidente executivo do Etco e de conselheiros da organização, o debate que antecederá a sessão de autógrafos contará com a participação da ex-ministra Ellen Gracie Northfleet.

Livro: Corrupção – Entrave ao Desenvolvimento do Brasil;
Autor: Oscar Pilagallo;
Introdução: Roberto Abdenur;
Editora: Elsevier;
Número de páginas: 136;
Preço: R$ 39,90.

SERVIÇO
O quê:
Lançamento do livro Corrupção – Entrave ao Desenvolvimento do Brasil;
Quando: 14 de agosto de 2013, a partir das 19h00;
Local: Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi;
Endereço: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, 2º andar – São Paulo (SP).

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.