AGENDA

Compartilhar

O Futuro em Ação: workshop de prospectiva estratégica

Conheça novos métodos de planejamento e desenvolvimento de cenários.

CEOs, profissionais que trabalham com desenvolvimento organizacional, planejamento, gerentes de produto, pesquisadores e analistas de mercado, profissionais de marketing, comunicadores, agentes sociais e técnicos de criatividade e inovação, entre outros profissionais com atividades que requerem “pensar além” serão exercitados em metodologias de vanguarda que a futurista Rosa Alegria irá apresentar no workshop O Futuro em Ação, que vai acontecer em São Paulo, nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2014.

Todas as técnicas e conceitos inovadores contidos no workshop (uma imersão criativa de dois dias) se concentram numa disciplina ainda pouco conhecida pela organizações: a prospectiva estratégica. Trata-se de uma prática inovadora de gerenciamento de mudanças que possibilita ampliar o olhar sobre a realidade em três direções:

  • Longitudinal, com maior profundidade por meio de processos analíticos;
  • latitudinal, com maior amplitude nas dimensões econômica, tecnológica, ecológica, demográfica, cultural, social, tecnológica e política; e
  • temporal, com maior extensão do tempo – além do tradicional curto e médio prazo, se estende até o longo prazo.

Essa amplitude do olhar sobre a realidade em que se encontra a organização permite a geração de ideias e possibilita mudar na direção mais adequada. Além de responder aos desafios atuais, o grande benefício de se aplicar a prospectiva estratégica é o de se capacitar a antecipar-se aos desafios e às próprias mudanças.

Reconhecida internacionalmente, Rosa Alegria atende há 14 anos organizações do Brasil e do mundo em pesquisas de tendências e criação de cenários e no apoio a processos de inovação. É a única futurista brasileira academicamente certificada com mestrado pela Universidade de Houston (EUA), o mais importante centro de estudos do futuro no mundo. É diretora-fundadora da consultoria Perspektiva – Tendências, Cenários E Estratégias, vice-presidente do Núcleo de Estudos do Futuro (NEF), vinculado à PUC-SP, e representa o Núcleo Brasileiro do Projeto Millennium, rede global de pesquisadores que estudam os 15 desafios globais e os monitoram ano a ano por meio da publicação O Estado do Futuro.

“No planejamento tradicional, olha-se muito pelo retrovisor, percorre-se o passado, o histórico da empresa e o comportamento das vendas, entre outras questões”, diz Rosa Alegria. “No planejamento prospectivo, se utiliza o farol de milha, aquele que possibilita enxergar de antemão os perigos da estrada (as adversidades do mercado) e também os caminhos ensolarados e floridos (as oportunidades de crescimento e inovação) que iremos encontrar adiante.”

Os participantes do encontro serão provocados a reinventar ou incrementar processos de planejamento estratégico, gestão de mudança e inovação, de acordo com as megatendências que estão impactando as organizações cada vez mais antenadas com as práticas de sustentabilidade socioambiental.

O workshop contará com conteúdos audiovisuais, exercícios prospectivos e debates entre os participantes, que receberão uma ampla apostila de conteúdos teóricos e práticos.

SERVIÇO
O quê: “O Futuro em Ação – Workshop de Prospectiva Estratégica”;
Quando: 14 e 15 de fevereiro de 2014 (sexta-feira e sábado);
Horário: Das 9h00 às 12h00 e das 13h30 às 18h00;
Local: Edifício Solar da Boa Vista – Salão A;
Endereço: Rua São Benedito, 2650, Alto da Boa Vista, Santo Amaro (ao lado do Clube Banespa e da estátua do Borba Gato), em São Paulo (SP)
Mais informações e inscrições: Pelo site http://rosaalegriaeventos.conhecimentobr.com.br.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.