NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

O papel das empresas durante a pandemia é um dos destaques do quinto dia de Conferência Ethos

Presenças internacionais seguem trazendo análises regionais sobre os temas

30/07/2020

Compartilhar

Muito se discutiu sobre o papel das empresas neste momento de pandemia. Quadros destacando as ações de solidariedade das empresas foram publicados nas redes sociais do Ethos e até no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão. Agora, neste momento no qual é possível avaliar o panorama daquilo que foi implementado e destacar legados que permanecerão como prática sustentável, a Conferência Ethos traz a atividade “O papel das empresas durante a pandemia – integração em responsabilidade social empresarial, direitos humanos e inovação”, oferecido pela Petrobras, que acontece no dia 30 de julho, às 18h30, no canal do Ethos no YouTube.

Olinta Cardoso, gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, e Cesar Rissete, gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, irão contribuir com o diálogo apresentando importantes recomendações e experiências que podem ajudar os grandes e os pequenos negócios a lidar com a responsabilidade social diante de incertezas futuras.

Essa será uma das lives desta quinta-feira, confira as demais abaixo:

15h – Recuperação verde e desenvolvimento regional – os desafios para superar as desigualdades, a pobreza e a mudança climática na América Latina

Dessa vez, vamos dialogar com organizações empresariais especializadas em responsabilidade social da América Latina sobre as viabilizações de novos modelos de recuperação para as economias da região e sobre as condições mobilizadoras das lideranças políticas, do setor privado e lideranças sociais para um debate cooperativo e que tenha como alvo o amadurecimento das democracias, do bem-estar comum e do desenvolvimento sustentável regional.

Representantes da América Latina irão participar da conversa: Marcela Bravo, gerente geral da ACCIÓN Empresas,; Evangelina Gomez, diretora executiva do CERES (Consorcio Ecuatoriano para la Responsabilidad Social); Farid Nallim, membro da comissão diretiva da VALOS e cofundador da Reciclarg; Heiver Andrade, cofundador da Fundação Amigos de la Responsabilidad Social Empresarial (Amigarse); Jorge Villalobos, presidente executivo do Centro Mexicano de Filantropia; e, Luis Ulla, cofundador e diretor do Instituto Argentino de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (IARSE). Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos terá a missão de conduzir o diálogo.

17h20 – As vantagens de rever o modelo de contratação pública e sua transparência

O objetivo do painel é aprofundar a reflexão e o exercício comparativo entre diferentes modelos de compras públicas, como o descentralizado e o centralizado, seus impactos econômicos e como afetam os instrumentos de controle e transparência, tensionando as competências e os mecanismos de combate à corrupção.

Caio de Souza Loureiro, sócio da Manesco Advogados, e Oscar Hernandez, gerente sênior de Programas da Open Contracting Partnership (OCP), irão conversar com Paula Oda, coordenadora de Projetos de Integridade do Instituto Ethos.

18h30 – Petrobras oferece: o papel das empresas durante a pandemia – integração em responsabilidade social empresarial, direitos humanos e inovação

Com base nos exemplos de mobilização do setor privado e no lançamento do Guia de Recomendações na perspectiva da responsabilidade social em contexto de pandemia, o objetivo do diálogo é abordar como a tomada de decisão das empresas para a construção de respostas rápidas para a minimização dos impactos negativos, desafiam os mecanismos,

as políticas, a produção e os processos das empresas. Como as empresas podem fortalecer os vínculos com a responsabilidade social e com a agenda do desenvolvimento sustentável?

Essa é a questão sobre a qual César Reinaldo Rissete, gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, e Olinta Cardoso, responsável pela área de Responsabilidade Social da Petrobras, irão refletir com Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

19h30 – A retroalimentação da desinformação e como ela nos desvia de problemas importantes

Nesse painel vamos conversar sobre as correlações entre o choque pandêmico e a fragilidade das democracias. Em diferentes países, observa-se o avanço de ataques abertos às instituições democráticas, à liberdade, às fiscalizações e controles sociais que restam, intimidando a sociedade civil, a produção científica e a mídia. Ainda precisamos entender como essa fragilização das democracias impactará a recuperação das economias e o avanço dos modelos de justiça social e ambiental no pós-pandemia.

O jornalista e professor titular da ECA-USP, Eugênio Bucci; Denisse Miranda, chefe do Mecanismo Independente de Reportagem (IRM) da OGP; e, Renato Noguera, professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRRJ, irão expor suas análises sobre o tema nesta atividade que terá a moderação de Paula Oda, coordenadora de Projetos de Integridade do Instituto Ethos.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.