NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Oficinas de gestão: compartilhando experiências

29/01/2013

Compartilhar

Ao longo de 2012, o Instituto Ethos ofereceu a seus associados, oito oficinas sobre temas críticos de gestão das empresas e um seminário para a cadeia de valor.

A área de Gestão Sustentável do Instituto Ethos, por meio do Núcleo de Compartilhamento, promoveu em 2012 um ciclo de oficinas para disseminar conceitos, ferramentas e boas práticas relacionadas a temas críticos da gestão das empresas, com o objetivo contribuir para uma cultura de gestão socialmente responsável.

A realização dos encontros contou com a participação de 28 especialistas que atuam em responsabilidade social empresarial, bem como com representantes de empresas que, por meio de sua gestão, efetivam boas práticas relacionadas aos diversos temas tratados. Esses profissionais se disponibilizaram a compartilhar suas experiências sobre questões voltadas para a gestão socialmente responsável, contribuindo para levar as empresas a olhar sua forma de gestão por essa perspectiva.

Para Graziele Campos, analista de Projetos do Instituto Ethos, a proposta das oficinas foi a de possibilitar uma troca dos saberes presentes nas diversas instituições (academia, consultorias e empresas) consideradas benchmark em cada tema abordado. “Foram realizadas diversas atividades em grupo com o objetivo de facilitar o diálogo entre os participantes, tendo como foco os desafios enfrentados para a efetivação da gestão socialmente responsável”, diz Graziele.

Oficinas

 Ao longo de 2012, foram oferecidas oito oficinas e um seminário para a cadeia de valor, dos quais participaram 63 representantes de 34 empresas associadas ao Instituto Ethos e de 20 empresas relacionadas à cadeia de valor das empresas associadas. Veja a seguir os temas abordados durante o ano e os especialistas convidados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Consistência e aplicabilidade

Vários participantes das oficinas oferecidas pelo Ethos comentaram sobre os conhecimentos adquiridos e sobre benefícios que esse trabalho proporcionou ao seu dia a dia e à gestão das empresas em que atuam. Reproduzimos a seguir alguns desses depoimentos.

“De todas as oficinas de que participei, pude trazer algo para agregar ao meu trabalho cotidiano. Os cases apresentados, a troca de experiências com outras empresas e o conhecimento adquirido são alguns dos pontos favoráveis que vejo em oficinas como estas. Acredito que os participantes vão levar para as empresas um movimento de mobilização, provocação e atenção para tudo que foi discutido nesse trabalho. Espero que esse processo continue e evolua, para provocar mais e mais a atuação socialmente responsável de todos nós, pessoas jurídicas e físicas.”
Fátima Viscarra, da Roche

“Penso que o modelo adotado pelas oficinas de compartilhamento é consistente, oportuno e contribuiu significativamente com conteúdos de grande relevância, pertinência e, sobretudo, aplicabilidade. A adoção da Metodologia para Censo Interno será a primeira ação em gestão de pessoas de nossa empresa decorrente desse aprendizado coletivo oferecido pelo Instituto Ethos. Estou agradecida e espero que as oficinas se repitam.”
Vera Modolo, da WTorre

“As oficinas oferecidas pelo Instituto Ethos são fundamentais para as empresas, pois nelas os temas são tratados em profundidade por profissionais que são especialistas no assunto e compartilham suas experiências com muita propriedade. Isso nos permite sair do nosso dia a dia e mergulhar na parte estratégica, além de nos ajudar muito na implantação dos projetos na organização.”
Janaína Pedral, da Leo Madeiras

“Muito além da excelente oportunidade de ampliação do network e da troca de experiências com gestores de empresas que são referenciais em seus mercados, a minha participação nas oficinas do Núcleo Ethos de Compartilhamento foi de grande valia para a atualização dos conhecimentos que servem como guia para ajustes nas ações de RSE que são praticadas ou estão sendo planejadas pelo Grupo Brasanitas. Assim, fico na expectativa de serem realizadas novas oficinas, às quais certamente atenderei.” 
Fábio Gatti, do Grupo Brasanitas

CONTATO

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.