NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Os acordos setoriais como forma de mudança cultural e do modelo de negócios

25/03/2019

Compartilhar

Caio fala sobre o desenvolvimento do 1º pacto na área de saneamento

No último dia 21, Caio Magri, diretor-presidente do Ethos, falou no programa Radar Responsabilidade Social sobre a parceria do Instituto com a Rede Brasil do Pacto Global na liderança e desenvolvimento do primeiro Pacto Setorial de Integridade na área do Saneamento.

Caio comentou sobre a importância desse tipo de pacto, ressaltando que os acordos setoriais auxiliam no enfrentamento à corrupção por se tratar de um tipo de compromisso público com a garantia de monitoramento e auditoria.

Os acordos, aliados a legislação, são uma maneira de incentivar a mudança cultural e o modelo de negócio no setor empresarial, criando um conjunto de regras que podem ser monitoradas de forma independente, especialmente quando se refere a licitações públicas.

A fase atual do pacto é de engajamento para mapeamento de fragilidades e riscos de corrupção no setor, buscando as causas e, consequentemente, as medidas necessárias para solucionar os problemas e reduzir a corrupção. Caio apontou que para cumprir de forma efetiva um compromisso de integridade e transparência com o setor público é necessário lançar mão de ferramentas, metodologias e instrumentos que ajudem as empresas a melhorar seus sistemas de controle.

O desenvolvimento desse trabalho também prevê o lançamento de uma cartilha com um passo-a-passo para que as empresas consigam ser efetivas em práticas de integridade e transparência.

O lançamento do acordo está previsto para o final do ano e contará com um canal de denúncias disponível para todos os cidadãos, as empresas que estiverem no acordo e não cumprirem os compromissos serão punidas.

Ouça o programa na íntegra aqui.

Por: Laís Thomaz, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.