NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Pacto de Integridade da Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis já tem 14 empresas

18/10/2018

Compartilhar

Acordo Setorial foi lançado em 27 de setembro durante a Rio Oil & Gas 2018

Durante a Rio Oil & Gas 2018, encerrada no dia 27 de setembro, foi assinado o Acordo Setorial, Pacto de Integridade da Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Uma iniciativa provocada pelo Instituto Ethos, que entende a ação coletiva setorial como um importante instrumento para promover a melhora da relação público-privada em contexto específico, que trouxe esse debate ao público inclusive nas edições da Conferência Ethos, como ocorrido na última conferência no Rio de Janeiro, em junho deste ano. Leia aqui cobertura do painel sobre integridade no setor de petróleo e gás na Conferência Ethos Rio de Janeiro 2018.

Participaram da assinatura do Pacto o Ministro da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário; o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), José Firmo; e CEOs das 14 empresas signatárias – Petrobras, Shell, BP, Total, TechnipFMC, Chevron, Halliburton, Repsol Sinopec, Schlumberger, Equinor, Aker, BHGE, Ocyan e Siemens.

Firmo comentou sobre o ineditismo do Pacto da Integridade no setor. “Ao longo dos últimos quatro anos no Brasil e de 40 anos no mundo, compliance virou palavra de ordem. Nesse sentido, a indústria de petróleo e gás vive um momento histórico, que deve servir de inspiração para que outras iniciativas como essa possam surgir nos mais variados setores econômicos”, disse o presidente do IBP, conforme publicou o site do instituto.

Para o diretor-presidente do Ethos, Caio Magri, “a iniciativa é necessária para ajudar a reestabelecer uma nova dinâmica em um setor altamente impactado diante da Operação Lava-Jato. É uma importante resposta das empresas aos acontecimentos. Foi um processo de mais de dois anos até chegarmos a esse lançamento, mas esse é só o começo, devemos agora trabalhar no sistema de governança e monitoramento da iniciativa, além do constante engajamento de novos atores, para que seja possível implementar as mudanças necessárias no setor”.

 

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.