NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Pacto pela Democracia lista os 60 principais ataques ao Estado de Direito em 2019

Retrospectiva é lançada em inglês e português e compila diversos episódios que ameaçaram o campo democrático ao longo do ano

07/01/2020

Compartilhar

O Pacto pela Democracia, coalizão de organizações que atua em defesa dos valores democráticos no Brasil, lançou em dezembro/2019, uma retrospectiva com os principais ataques ao Estado de Direito ocorridos ao longo deste ano.

O compilado traz ao todo 60 episódios – entre atos normativos, declarações e fatos diversos – que demonstram os enormes desafios que o campo democrático brasileiro enfrentou em 2019, ano marcado por manifestações cada vez mais preocupantes de desapreço à democracia e a seus marcos fundamentais. A lista não é exaustiva e está aberta a contribuições dos usuários.

Somente neste ano, por exemplo, foram 111 ataques à imprensa, 538 declarações falsas ou distorcidas dadas pelo presidente, o Brasil caiu três posições no ranking mundial de liberdade de imprensa –  ficando muito atrás de países vizinhos como Chile e Argentina – e houve um crescimento de 8% de negativas em pedidos baseados pela Lei de Acesso à Informação (LAI). Além disso, 77 ações diretas de inconstitucionalidade foram apresentadas junto ao STF para derrubar iniciativas feitas pelo palácio do planalto e o governo recebeu 37 denúncias na ONU por violações de direitos.

A retrospectiva traz, também, uma cronologia com diversos acontecimentos que colocaram em xeque as garantias e liberdades constitucionais, como a MP 870, elogios e homenagens à ditaduras, ameaças de reedição de um novo AI-5, cerceamento da liberdade de imprensa, entre outros episódios de censura e decisões arbitrárias.

Confira a retrospectiva completa.

Por: Pacto pela Democracia

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.