AGENDA

Compartilhar

Participe do seminário “O Futuro do Presente das Águas do Paraíba do Sul”

Muito se tem falado sobre o destino das águas do Paraíba do Sul: se irão abastecer a capital paulista, se continuarão indo para o Rio de Janeiro, se serão suficientes para suprir as necessidades de crescimento da própria região de origem. Mas o que está sendo planejado e feito para garantir que o retrato de hoje do Sistema Cantareira não seja o futuro do rio Paraíba do Sul? O que pode ser feito para evitar isso, como, quando, por que e por quem?

Neste momento crítico para a questão das águas no Sudeste do país, a iniciativa Corredor Ecológico do Vale do Paraíba se junta a outras instituições para realizar o seminário “O Futuro do Presente das Águas do Paraíba do Sul”. O evento ocorrerá em 31 de maio de 2014, das 8h30 às 12h00, no Auditório Univap-Ceplade, em São José dos Campos (SP).

O evento reunirá representantes da academia, governos e organizações não governamentais para criar uma plataforma apartidária para endereçar soluções aos órgãos responsáveis pelo gerenciamento das bacias que formam o Paraíba do Sul, aos candidatos das próximas eleições, aos governos e administradores atuais e à sociedade valeparaibana, que terá nos próximos anos o poder sobre a torneira do rio.

Os objetivos centrais do seminário são contribuir para a discussão e debate sobre o tema, apontar caminhos e soluções para garantir o melhor uso da água e construir, após o evento, uma agenda propositiva com a participação do conjunto da sociedade do Vale do Paraíba e das instituições interessadas

Criada em 2007, a iniciativa Corredor Ecológico do Vale do Paraíba trabalha com pesquisa, reflorestamento – visando a recuperação da biodiversidade e a proteção dos recursos hídricos – e mobilização da sociedade valeparaibana no sentido de promover ações que garantam a qualidade e o uso sustentável dos recursos naturais da região.

Seus parceiros são a AMCE Negócios Sustentáveis, a Fibria, o Banco Santander, o Instituto Ethos, o Instituto Oikos, a Fundação SOS Mata Atlântica, o Grupo Pöyry, a Promon, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Rede Cidades Sustentáveis, a CBH-PS, a Univap e o jornal O Vale.

PROGRAMAÇÃO

Boas-vindas – Reitoria da Univap

Palestra inspiracional – “O rio Paraíba do Sul e o seu papel nas questões hídricas e nas mudanças climáticas globais”, por Gilvan Sampaio, do INPE

Mesa 1 – “Posicionamento técnico sobre a água/Preservação e produção das águas do Rio Paraíba do Sul”
Com Maria Luíza Ribeiro (Rede das Águas-SOS Mata Atlântica), André Luís de Paula Marques (Agevap), Cristianny Villela Teixeira (ANA), Wilson Cabral (ITA e Rede Vale) e Nazareno Mostarda (CBH-PS); mediação do jornalista Júlio Ottoboni

Mesa 2 – “Ações e diretrizes voltadas para a preservação/conservação”
Com José Luciano Penido (presidente da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba), Mário Mantovani (SOS Mata Atlântica), Samuel Barreto (TNC – The Nature Conservancy) e Leonel Fernando Perondi (INPE); mediação de Sérgio Esteves (AMCE)

Construção de Agenda Propositiva Representantes da sociedade civil, empresas, academia, organizações sociais, entidades públicas etc.; mediação de Caio Magri (Instituto Ethos)

SERVIÇO
O quê:
Seminário “O Futuro do Presente das Águas do Paraíba do Sul”;
Quando: 31 de maio de 2014 (sábado), das 8h30 às 12h00;
Local: Auditório Univap-Ceplade;
Endereço: Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova, São José dos Campos (SP);
Mais informações: Pelo e-mail [email protected] ou pelo site http://corredordovale.envolverde.com.br/;
Inscrições:
Pelo site http://corredordovale.envolverde.com.br/.

CONTATO

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.