NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Participe dos grupos de trabalho dos Indicadores Ethos 3ª. Geração

03/08/2012

Compartilhar

 Estão abertas as inscrições para candidatar-se aos grupos de trabalho que vão discutir aplicabilidade e processo para a construção dos IE-3.

Os Indicadores Ethos 3ª. Geração (IE-3) visam construir, por meio da criação de um espaço multistakeholder de troca e aprendizagem, uma nova versão dos Indicadores Ethos, garantindo a sua institucionalização nos planos nacional e internacional e fortalecendo seu caráter de gestão, por meio da consolidação de sua estrutura temática e metodológica, potencializando sua utilização como ferramenta de gestão para o diagnóstico e planejamento de metas para a sustentabilidade. 

Os GTs são as instâncias do processo de revisão dos Indicadores Ethos que apoiam o desenvolvimento da terceira geração, para a qual estão sendo formados três grupos de trabalho: o GT Aplicabilidade, o GT Planejamento e o GT Processo. Diferentes partes interessadas farão a composição desses grupos, de forma proporcional, de acordo com a especificidade necessária em cada grupo. São elas: empresas, organizações da sociedade civil, sindicatos, governo, especialistas e academia.

Para se inscrever, no GT Aplicabilidade ou no GT Processo, basta preencher a ficha de inscrição do respectivo grupo e enviá-la, juntamente com uma cópia de seu currículo, para [email protected]. As fichas de inscrição e o termo de referência para cada GT  se encontram nos textos a seguir.

As candidaturas para estes grupos de trabalho estão abertas até 31 de agosto de 2012.

GT Aplicabilidade

Este grupo de trabalho é a instância de funcionamento do processo de construção dos Indicadores Ethos 3ª. Geração que se refere à estrutura, conteúdo e metodologia de aplicação da ferramenta, com vistas a oferecer às empresas uma ferramenta didática e de fácil utilização.

Os objetivos deste grupo de trabalho são:

  • Contribuir na verificação da aplicabilidade do conteúdo proposto na ferramenta, por meio de reflexões sobre métodos de evidenciação de práticas.
  • Identificar em que momentos o questionário pode ser simplificado, considerando a redução de perguntas e a reorganização do conteúdo.
  • Identificar e propor melhorias na metodologia de aplicação da ferramenta, tendo como base a que ésugerida atualmente às empresas.
  • Garantir a continuidade do caráter educativo, didático e participativo dos Indicadores Ethos, permitindo que diferentes usuários consigam potencializar sua aplicação, ampliando o entendimento e o manuseio.

Para candidatar-se a participar deste GT, preencha a Ficha de Inscrição e a envie, juntamente com seu currículo, para [email protected]. Mais informações podem ser encontradas no Termo de Referência.

GT Processo

Este GT vai tratar da convergência dos Indicadores Ethos com as principais iniciativas de gestão da responsabilidade social empresarial, para que as empresas façam uma melhor gestão para a sustentabilidade e otimizem seu tempo no uso da ferramenta.

Os objetivos deste grupo de trabalho são:

  • Analisar como os Indicadores Ethos podem ser uma plataforma que torne compreensível e eficaz a relação entre as principais iniciativas em responsabilidade social empresarial. O foco será dado ao modelo de relatório da Global Reporting Initiative (GRI) e à Norma de Responsabilidade Social ABNT NBR ISO 26000, podendo-se ampliar as reflexões para outras iniciativas.
  • Estabelecer que tipo de relatórios de resultado da aplicação dos Indicadores Ethos são úteis no processo de gestão e como a apresentação dos dados pode auxiliar na sua compreensão e utilização.
  • Garantir aos Indicadores Ethos a continuidade do seu papel de orientador das empresas e de seus stakeholders na formulação de políticas, processos e ações de gestão socialmente responsável .
  • Fortalecer o uso da ferramenta no desenvolvimento e monitoramento de metas para a sustentabilidade no negócio e na cadeia de valor, identificando o melhor período de preenchimento no sistema on-line.
  • Verificar como o aprendizado do uso dos Indicadores Ethos no Brasil e em países da América Latina, por meio do Programa Latino-Americano de Responsabilidade Social Empresarial (Plarse) pode ser aproveitado na nova geração da ferramenta.
  • Propor adequações ao sistema de preenchimento on-line, de modo a adaptá-lo às necessidades dos processos de gestão da responsabilidade social das empresas.

Para candidatar-se a participar deste GT, preencha a Ficha de Inscrição e a envie, juntamente com seu currículo, para [email protected]. Mais informações podem ser encontradas no Termo de Referência.

 

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.