NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Pavilhão da Bienal sedia Conferência Ethos 360º em São Paulo

Evento acontece nos dias 03 e 04 de setembro

12/07/2019

Compartilhar

Os grandes desafios locais e globais do século XXI estarão sob a análise de especialistas, empresas e academia na edição 2019 da Conferência Ethos 360º em São Paulo. O evento acontece nos dias 03 e 04 de setembro em um local inovador: o Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.

Anualmente, realizada pelo Instituto Ethos desde 1998, a Conferência Ethos em São Paulo traz a cada edição uma provocação, um mote a ser debatido para que especialistas de diferentes áreas, profissionais, estudantes e a sociedade civil possam dialogar e, mais que isso, endereçar possíveis caminhos frente as necessidades que se configuram.

Como empreenderemos sob uma ótica plural de oportunidades, integração de mercados e retomada da credibilidade?  Essa é a gênese que irá permear os 60 painéis que acontecerão em palcos simultâneos durante os dois dias de programação.

Vale ressaltar, que atendendo a premissa de sensibilizar os atores sociais frente as demandas socioambientais, a Conferência Ethos 360° assume o compromisso de pautar as discussões sob o viés do desenvolvimento sustentável. A transição para modelos mais inclusivos e democráticos, com variadas formas de experimentação da justiça social e ambiental, estarão em voga neste que é um dos maiores eventos da América Latina nessa temática.

Local

A escolha de migrar dos pavilhões e espaços corporativos para o parque retrata o tom que a edição de 2019 da Conferência Ethos 360º pretende imprimir. “Há tempos estudávamos a ideia de realizar o evento em um espaço como o Pavilhão da Bienal, atendendo a proposta de trazer leveza para o evento. Mas, além disso, acreditamos que será importante integrar os assuntos debatidos nos painéis com questões que dialogam com a cidade e o local dos diálogos, como integridade, inclusão e a agenda de mudança do clima, por exemplo”, acredita Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, realizador da Conferência.           

O que esperar da Conferência Ethos 360º em São Paulo

A crise econômica persiste no Brasil e as discussões atuais em torno da trajetória e dos modelos de austeridade; da diminuição da proteção social; da falta de planos de ação para a transição e descarbonização da economia e para erradicação das desigualdades e pobreza; nos distancia de um papel protagonista e ambicioso para a agenda 2030 e para o acordo climático, que traçam os grandes desafios locais e globais do século XXI.

Observar cada um destes entraves através das agendas de direitos humanos, integridade, meio ambiente e gestão socialmente responsável é uma forma de atender às demandas da atualidade. Igualdade de oportunidades, inclusão, respeito aos saberes tradicionais, integração de tecnologias, geração de empregos, amadurecimento do sistema de integridade e transparência, mitigação de riscos ambientais e o fortalecimento da democracia estarão presentes na programação desse ano da Conferência Ethos em São Paulo. 

Programação

A Conferência Ethos 360º é pensada de forma a contribuir com o compartilhamento de casos e iniciativas nacionais e internacionais que aperfeiçoam o debate e a experiência sobre as trajetórias econômicas, sociais e políticas para o desenvolvimento sustentável. A exemplo da edição realizada em 25 de junho, no Rio de Janeiro, o evento em São Paulo também irá contemplar uma vasta gama de temas como: tecnologia, combate à corrupção, clima e florestas, educação, negócios e sustentabilidade, entre outros. Saiba mais sobre a programação.

Sobre a Conferência Ethos 360º em São Paulo

Realizada desde 1998 a Conferência Ethos já mudou de nome algumas vezes – de Conferência Nacional Ethos, Conferência Internacional, Conferência Ethos e, por fim, Conferência Ethos 360º – mas, mantém firme o propósito de liderar importantes diálogos, com as esferas público-privadas.

A dinâmica 360º também permanece: palcos onde são realizadas as palestras simultaneamente em um mesmo espaço, sem divisórias ou isolamento acústico. Fones de ouvido permitem que os participantes possam migrar de um painel para outro e alternar a audiência conforme o interesse e, assim, aproveitar melhor os diálogos.

A Conferência Ethos privilegia um espaço integrado para o desenvolvimento de carreiras e negócios. Gestores, empreendedores e especialistas de diferentes setores estarão reunidos para debater alternativas em prol da agenda dos negócios e do desenvolvimento sustentável do país.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.