NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

PNUD e parceiros lançam aplicativo para apoio a pessoas egressas do sistema prisional

O aplicativo facilitará o acesso a serviços como emissão de documentos e acompanhamento da situação processual

23/04/2021

Compartilhar

Em desenvolvimento há dois anos, o ESVirtual é resultado de colaboração entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, por meio de acordo com o governo do Distrito Federal. Há, ainda, parceria com a Kroton e a Fundação Pitágoras para a oferta de conteúdos de qualificação gratuitos.

O ESVirtual teve lançamento oficial na terça-feira (20), no canal do CNJ no YouTube . A cerimônia, transmitida ao vivo, marcou também os cinco anos dos Escritórios Sociais. O presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Luiz Fux, participou do evento e lembrou o que diz a Constituição Federal, “que promete acima de tudo uma sociedade justa, com erradicação de desigualdades, sem preconceito.”

A representante-residente do PNUD no Brasil, Katyna Argueta, que também participou do lançamento, destacou: “A construção de sociedades mais pacíficas, justas e inclusivas deve passar, necessariamente, pela garantia de oportunidades e direitos a todas as pessoas.”

Argueta lembrou ainda que “o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 traz, como sua terceira meta, promover o Estado de Direito e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos. Sendo assim, o alcance da Agenda 2030 requer que sejam criadas oportunidades de desenvolvimento e seja garantido o acesso equitativo a essas oportunidades, incluindo as camadas mais vulneráveis da população, como as pessoas que cumpriram suas penas e desejam um retorno digno e humanizado ao convívio social”.

“Nessa perspectiva, a oferta de oportunidades de reintegração social pós-cumprimento de pena é não só uma prerrogativa do Estado, mas se configura também condição essencial para o desenvolvimento do país”, completou.

Por: Nações Unidas Brasil

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.