NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

Premiação do Guia Exame de Diversidade acontece no próximo dia 27

Evento promoverá debates sobre os avanços nas políticas corporativas de diversidade

20/03/2019

Compartilhar

Chegou a hora de conhecer as empresas que mais têm investido em boas práticas de diversidade. O primeiro reconhecimento do Guia Exame de Diversidade acontece no dia 27 de março, a partir das 8h30 da manhã. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Ethos e da Exame, que conta com o apoio das principais ações coletivas que tratam de aspectos de diversidade nas empresas: a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, o Fórum Empresas e Direitos LGBTI+, o Movimento Mulher 360 e a Rede Empresarial de Inclusão Social.

Especialistas e líderes, que definem os rumos de suas companhias pautados pela premissa da diversidade e igualdade de oportunidades, estarão reunidos para analisar as melhores práticas de inclusão, trazer ideias, trocar experiências e falar sobre a importância dessas iniciativas para os negócios.

Ao final, a esperada premiação das empresas que se inscreveram e concorrem pelo ano de 2018. Mais de 100 empresas participam da disputa que irá reconhecer iniciativas adotadas nos seguintes setores: Agronegócio, Autoindústria, Bens de Consumo, Bens de Capital, Construção Civil, Consultoria, Eletrônico, Energia, Instituições financeiras, Químico e Petroquímico, Serviços, Siderurgia e Mineração, Tecnologia, Varejo e Pequenas e Médias Empresas.

O evento irá contar ainda com debate sobre Os avanços e os desafios da diversidade no Brasil e no mundo, com a participação de Thais Faria, oficial técnica em Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Thiago de Souza Amparo, professor de discriminação e diversidade da FGV-SP, Regina Madalalozzo, pesquisadora e professora do Insper e Caio Magri, presidente do Instituto Ethos.

O evento também contará com o compartilhamento das histórias pessoais e das práticas bem-sucedidas quem vêm sendo adotadas nesta agenda. Confira a programação completa em: exame.abril.com.br/eventos/diversidade/

“Agora temos o desafio de olhar a diversidade de forma interseccional. Nós acreditamos em mecanismos de análise, mas também de reconhecimento. Esta é uma estratégia que tem se demonstrado poderosa”, acredita Caio Magri, diretor-presidente do Ethos.

Para participar inscreva-se aqui.

Sobre o Guia Exame de Diversidade 

Após a inscrição, as empresas passaram por um processo de avaliação que contou com uma metodologia criada a partir da adaptação da série de guias temáticos desenvolvidos pelo Instituto Ethos e seus parceiros (Indicadores Ethos-MM360 para a Promoção da Equidade de GêneroIndicadores Ethos-Ceert para a Promoção da Equidade Racial; e Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência) e do Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas e Suas Ações Afirmativas. Também colaborou com o conteúdo o Fórum LGBTI+, que, em conjunto com o Instituto Ethos, está desenvolvendo um guia de aprofundamento temático em torno do compromisso empresarial de respeito e promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

A partir da análise do desempenho geral, setorial e por aspecto de diversidade, a companhia participante poderá ser reconhecida publicamente entre as melhores em seu setor ou por sua atuação em prol da equidade de gênero, da equidade racial, da inclusão da pessoa com deficiência, e da promoção dos direitos LGBTI+. Além disso, entre as melhores será escolhida a empresa vencedora do Guia Exame Diversidade 2018, maior destaque da publicação.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.