NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Primeiro dia da Conferência Ethos incentiva inclusão social, diversidade e combate à corrupção

26/09/2018

Compartilhar

Painel de abertura do evento trouxe diálogo sobre a agenda econômica
nas campanhas presidenciais e as implicações para a recuperação da economia brasileira

O primeiro dia da 20ª edição da Conferência Ethos, realizada hoje, 25 de setembro, em São Paulo, e organizada pelo Instituto Ethos, destacou as duas décadas de atuação da entidade em busca de uma sociedade mais justa e sustentável. Além disso, trouxe debates a respeito dos principais temas defendidos pela entidade, entre eles: combate à corrupção, inclusão social, direitos humanos, integridade corporativa, gestão sustentável, compliance e combate ao trabalho escravo.

Entre os destaques do evento está o painel de abertura “A agenda econômica e as eleições 2018 – o que esperar para o desenvolvimento sustentável?”, que trouxe um diálogo sobre a agenda econômica nas campanhas presidenciais e as implicações para a recuperação da economia brasileira. Para Caio Magri, diretor-presidente do Ethos, estamos em um momento determinante, o poder de mudar está em nossas mãos e podemos escrever um novo começo. “É nesse ano, especialmente esse ano, que todos temos que defender os nossos valores para um futuro melhor”, disse o executivo.

O encontro promoveu também o diálogo sobre os desafios e oportunidades do Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência. Lançada em julho pelo Ethos, a iniciativa já conta com 50 signatárias e espera fechar 2018 com a adesão total de 80 empresas. O movimento produz, entre outras ações, estudos para ajudar na elaboração de políticas públicas.

Além disso, o congresso trouxe discussões os temas civilizatórios e incontornáveis da agenda social brasileira como a equidade racial e a diversidade. Durante o painel, a historiadora, antropóloga e professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Lilia Schwarcz, afirmou que conviver com a diversidade nos faz ser muito melhores seres humanos. “Infelizmente nossos índices atuais tornam nítidas a invisibilidade dessas questões. Falta muito para podermos celebrar equidade racial e de gênero no Brasil”, ponderou a acadêmica.

Na oportunidade, foram apresentados também os resultados da iniciativa “Por contratações limpas nas eleições” que propõe a candidatos e partidos políticos compromisso no uso dos recursos públicos oriundos do Fundo Partidário e do Fundo Público Eleitoral.

Para completar, com o objetivo de influenciar as empresas na criação de um ambiente aberto às diferenças, o evento apresentou debates sobre o ponto de convergência de todos os aspectos da diversidade: a interseccionalidade. O papel das organizações em reconhecer e interpretar a pluralidade de forma mais justa, além de transformar esse reconhecimento em combustível de mudança social foi discutido durante o painel “Diálogo sobre a interseccionalidade”. Durante o painel, o secretário adjunto do Fórum LGBT, JP Polo, afirmou que entender a intersecção é respeitar as características de cada de um, para que as pessoas se articulem e compreendam suas particularidades e quebrem barreiras.

“Os debates dessa edição foram enriquecedores para os participantes. Promover sustentabilidade e conduta ética nas empresas e na sociedade é, antes de tudo, uma forma de criar e manter as transformações que queremos conquistar daqui para frente. Precisamos nos desafiar diariamente para que possamos continuar em movimento. Se o futuro é a gente quem escolhe, é fundamental estarmos dispostos a mobilizar, a sensibilizar, a apoiar, a articular e a construir”, afirmou Magri.

Este ano, a conferência reuniu um time de líderes e profissionais com novos olhares acerca dos desafios da economia nacional como um todo. A próxima edição da Conferência Ethos será realizada na cidade de Belém, no Pará, em novembro.

Palco 20 anos do Instituto Ethos
Há duas décadas, o Ethos faz parte da vida das empresas e marca presença nos momentos e projetos mais importantes do país. Conferências, publicações, ferramentas para negócios sustentáveis, construção de políticas públicas e tantas outras iniciativas.

Uma trajetória inteira voltada para o desenvolvimento sustentável. Não é à toa que, em todo o país, mais de 500 empresas são associadas ao Ethos, mais de 1.300 compactuam compromissos e mais de 3.900 já utilizaram os Indicadores Ethos.

Muitos são os protagonistas dessa história e durante os dois dias de evento poderão ser compartilhadas as vivências desse período. Pessoas, fatos, projetos e realizações serão apresentados ao longo da programação.

“Este ano, teremos um palco exclusivo para realizar o balanço dos 20 anos de atuação do Instituto Ethos como entidade mobilizadora do poder público, empresas e sociedade civil”, finalizou Magri.

Acesse a programação do dia 26 de setembro: https://www.conferenciaethos.org/programacaodia26

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.