NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

GT de Integridade apresenta Boas Práticas Pró-Ética e resultados do Guia Temático

Encontro virtual aconteceu em março/2019

20/03/2019

Compartilhar

No dia 12/03, foi realizada uma reunião virtual do Grupo de Trabalho de Integridade para apresentação dos resultados do ciclo 2017 do Guia Temático de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção; apresentação de um exemplo de boas práticas Pró-Ética no eixo de transparência e responsabilidade; e uma atualização dos temas acompanhados pelo grupo.

Antes de abordar os resultados do Guia, os participantes tiveram uma breve apresentação sobre os Indicadores Ethos e a forma de gestão sustentável e responsável, com as atividades orientadas para a geração de valor econômico-financeiro integradas com a ética e a responsabilidade social. Foi explicado que os indicadores funcionam como um mapa das práticas de sustentabilidade, através das dimensões visão e estratégia, social, governança e gestão e ambiental.

O Guia Temático de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção foi lançado em 2015 com 14 indicadores para práticas anticorrupção e promoção da integridade e da ética. Como resultado, foi apresentado que 52% das empresas aplicaram os indicadores nos dois últimos ciclos, 8% das empresas neste ano são do GT e 87% são signatárias do pacto.

A apresentação esclareceu que, das 83 empresas do GT, apenas 20 fizeram a aplicação em 2018, índice baixo por conta de problemas no preenchimento e/ou por conta do Programa Pró-Ética, mas as iniciativas para que as empresas realizem o preenchimento no prazo estabelecido estão se intensificando a cada ano. Destacou-se a possibilidade da realização de benchmarking à medida que o relatório de diagnóstico gerado com o preenchimento do guia faz-se uma análise comparativa entre os indicadores, com relação ao porte, ao setor e à região das empresas. Por fim, foi observado que as empresas do GT têm apresentado uma evolução na maturidade dos indicadores do Programa de Integridade.

Em uma das etapas do encontro, a agência de propaganda Nova/SB apresentou aos participantes o Café & Compliance, que faz parte das Boas Práticas Pró-Ética 2017. O objetivo do Café & Compliance da Nova/SB é levar a alta direção para a discussão sobre a atuação do negócio em mudanças nesse ramo, trazendo esclarecimentos sobre compliance aos parceiros de negócio.

Assim, a Nova/SB, pioneira na adoção de programa de integridade na área de publicidade, sendo a primeira e única empresa no ramo de comunicação a compor o cadastro empresa Pró-Ética, ajuda a estimular mudanças no mercado com a adoção de práticas de integridade com parceiros. No café, representantes de outras empresas que atuam no setor, fornecedores e clientes trocam experiências de melhores práticas.

Entretanto, a implementação da atividade foi difícil porque o tema não havia chegado no mercado de publicidade, dessa forma, a ideia era simplificar e explicar a importância do compliance. O café supre a dificuldades de atingir pequenos fornecedores que, assim como outras empresas e segmentos, após a divulgação massiva na mídia de operações como a Lava Jato, estão mais sensíveis e interessadas no tema compliance, preocupadas com a segurança do cliente e do fornecedor, além da própria empresa.

O café foi considerado uma medida mais informal e menos hierárquica, o que ajuda na abordagem. Além disso, a presença da alta gestão/direção legitima as discussões e mostra que o debate e as práticas são levados a sério.

Durante o diálogo, a Natura contribuiu revelando suas boas práticas para influenciar os fornecedores ao promover uma agenda anual de workshops sobre gestão de conduta e integridade e compliance. Nos workshops, as empresas ligadas ao tema são convidadas a falar e os fornecedores podem sugerir os temas que gostariam que fossem abordados como uma maneira de estimular também a cadeia produtiva a evoluir nesse sentido, proporcionando parcerias e integração entre empresas que adotam boas práticas.

Na ocasião, as empresas participantes do GT foram atualizadas quanto ao andamento do novo Acordo Setorial de Integridade – Resíduos Sólidos, Limpeza Urbana e Efluentes, que é uma iniciativa do Ethos em conjunto com a Rede Brasil Pacto Global e com associações de classe, com o objetivo de ampliar a integridade nas relações público-privadas e combater o suborno e a corrupção no setor de resíduos sólidos por meio de uma ação coletiva.

A cartilha do acordo será lançada em abril desse ano, contendo análises de casos do setor com propostas de soluções e boas práticas em uma ferramenta educativa para gestão de cadeia de valor e combate à corrupção em todos os níveis, melhorando o ambiente de negócios e propondo um novo padrão de conduta. O objetivo da cartilha tem como base a cartilha do setor de construção civil, ou seja, mostra casos práticos e situações do dia-a-dia de comportamentos esperados nessa nova cultura anticorrupção.

Foi ressaltado que o Pacto Setorial de Integridade de Limpeza Urbana, Resíduos Sólidos e Efluentes também está em construção e previsto para ser lançado em dezembro, como um convite para as empresas que ainda não fazem parte da iniciativa, a conhecer e participar.

Entre os informes e atualizações de encerramento da reunião, as datas e locais das Conferências Ethos do ano foram divulgadas as empresas, que foram convidadas a participar e enviar sugestões de temas, palestrantes e abordagens. Os participantes também foram lembrados sobre a abertura das inscrições de empresas para o Selo Agro+ Integridade, de 01/02 até 31/05, tema que será abordado na próxima reunião do grupo.

Além disso, a pauta da reunião envolveu a divulgação do Fórum Global de Combate à Corrupção e Integridade, que acontece em Paris, na semana de integridade, entre 18 e 22/03, com o objetivo de reforçar a importância da participação da sociedade no diálogo sobre políticas, melhores práticas e desenvolvimentos recentes nas áreas de integridade e combate à corrupção. A participação brasileira no evento será através do Conselheiro da Comissão de Ética Pública, Paulo Henrique dos Santos.

Ao final do encontro, foi apontado que o Guia Temático de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção está em processo de elaboração/revisão com as sugestões recebidas no ano passado, como o aprimoramento da divisão das dimensões e temas e a incorporação dos temas abordados no Movimento Empresarial.

A próxima reunião do GT de Integridade acontecerá em 09/04 e será presencial. No período da tarde será realizada a roda de diálogo “Como transitar para uma cultura de integridade?”. Os encontros acontecerão toda segunda terça-feira do mês (exceto quando houver feriados).

Por: Laís Thomaz, do Instituto Ethos

Foto: Unsplah

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.