AGENDA

Compartilhar

Riscos de extremos climáticos e desastres é tema de encontro em São Paulo

Nos dias 16 e 17 de agosto de 2012, realiza-se em São Paulo o workshop “Gestão dos Riscos dos Extremos Climáticos e Desastres na América Central e na América do Sul – O Que Podemos Aprender com o Relatório Especial do IPCC sobre Extremos?”, destinado a divulgar informações científicas sobre possíveis impactos de riscos de extremos climáticos – como ondas de calor, recordes de temperaturas altas e forte precipitação de chuvas – e dos desastres a eles relacionados, bem como as opções disponíveis para o gerenciamento desses impactos.

O encontro é promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o Overseas Development Institute (ODI) e a Climate and Development Knowledge Network (CDKN), ambos do Reino Unido, e apoio da Agência de Clima e Poluição e do Ministério de Relações Exteriores da Noruega.Nele será debatido o resultado das avaliações feitas pelo IPCC no Relatório Especial sobre Gestão dos Riscos de Extremos Climáticos e Desastres (SREX, na sigla em inglês) nas Américas do Sul e Central.

O workshop tem por objetivo reunir líderes empresariais, acadêmicos, pesquisadores e organizações da sociedade civil cujas políticas ou programas possam ser afetados por eventos climáticos extremos.

Durante o encontro serão abordadas questões como exposição e vulnerabilidade no contexto do SREX, com observações sobre extremos climáticos, impactos e perdas, opções de gerenciamento de riscos para a melhoria de práticas atuais e futuras.

O workshop em São Paulo faz parte de uma série de eventos com caráter de discussão regional, que vêm sendo realizados em 2012 em diferentes partes do mundo. Os encontros visam fornecer informação sobre possíveis impactos dos extremos climáticos e desastres por região, além de opções de gerenciamento dos potenciais riscos deles decorrentes, conforme as avaliações do IPCC.

O evento incluirá uma coletiva de imprensa, apresentação do relatório especial por seus autores, sessões especiais para discussão sobre a política nacional e regional e um conjunto de pequenos workshops destinados a promover o diálogo e a partilha sobre as implicações do SREX para as partes interessadas e formuladores de políticas em níveis local, regional e nacional.

SERVIÇO
O quê:
Workshop “Gestão dos Riscos dos Extremos Climáticos e Desastres na América Central e na América do Sul”;
Quando: 16 e 17 de agosto de 2012;
Horário: Dia 16/8, das 8h30 às 19h30; dia 17/8, das 9h30 às 15h30;
Local:
Centro de Convenções Albert Einstein – Auditório Moise Safra;
Endereço: Av. Albert Einstein, 627 – São Paulo (SP);
Mais informações e inscrições: Pelo site www.fapesp.br/ipccsrex. A participação é gratuita.

 

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.