NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS MEIO AMBIENTE

2º edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima acontece nos dias 5 e 12 de novembro

30/10/2020

Compartilhar

Evento será totalmente virtual e gratuito

Nos dias 5 e 12 de novembro, acontece, de forma virtual e gratuita, a segunda edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), com transmissão ao vivo pelo canal do Ethos no YouTube.

A CBMC é uma iniciativa coletiva que conta com vinte correalizadores: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Artigo 19, Centro Brasil no Clima (CBC), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), FGV/EAESP – Centro de Estudos em Sustentabilidade, Fundacion Avina, Hivos, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Ethos, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM Amazônia), Observatório do Clima, Prefeitura do Recife, Projeto Saúde & Alegria, Rede Brasil do Pacto Global, Rede de Cooperação Amazônica (RCA), Reos Partners, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pernambuco e WWF Brasil.

O objetivo do evento é reunir diferentes atores sociais – organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, governos, comunidade científica e os setores público e privado – na promoção de diálogos para a formulação e monitoramento de compromissos que influenciam o clima e propõe saídas para a implementação da NDC brasileira. O encontro é apartidário, de organização coletiva e tem como base a NDC Brasileira, o Acordo de Paris e a Agenda 2030.

“Frente ao momento que vivemos na agenda climática, se torna ainda mais indispensável a realização desse grande encontro. O Brasil tem até dezembro deste ano, para confirmar se reforçará sua meta climática e que o avanço do desmatamento ilegal implica em grande risco de o país não cumprir o compromisso já assumido. Nesse sentido, o Brasil reverte de forma acelerada a tendência de redução do desmatamento da década anterior e seu protagonismo na agenda e governança climática torna-se alvo da pressão de investidores, empresas e da comunidade internacional”, acredita Caio Magri, diretor-presidente do Ethos.

Sobre a Programação

Desde julho, a Conferência Ethos vem fazendo um aquecimento da CBMC, disponibilizando painéis que contam com especialistas na temática, abordando temas variados sobre a mitigação de impactos à mudança do clima. Todos os painéis estão disponíveis gratuitamente, também, no  canal do Ethos no YouTube. Além disso, por meio de reuniões mensais os correalizadores definiram os temas a serem dialogados nessa segunda edição do evento.

Nos dias 5 e 12 de novembro, a programação, que irá contar com palestrantes nacionais e internacionais, contempla painéis que abordarão: ação climática subnacional, democracia ambiental, justiça climática e a questão dos oceanos, entre outros. Confira a programação completa em: www.climabrasil.org.br.

Edição de 2019

A primeira edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) surgiu no final de 2018 como uma alternativa para ressaltar e sinalizar à comunidade internacional e à sociedade civil que existem múltiplos interesses e atores engajados nas pautas da mudança climática.

Realizada em novembro de 2019, na cidade do Recife, contou com a participação de diferentes públicos e palestrantes, nacionais e internacionais, que durante três dias, refletiram sobre a atual situação mundial, lançaram e apresentaram importantes documentos e assinaram acordos. Toda essa movimentação gerou desdobramentos na COP 25.

Desdobramentos da Primeira CBMC

Como ações efetivas que surgiram na CBMC temos a Declaração do Recife, que compila sugestões de mitigação e adaptação dos dezesseis grupos de trabalho que se responsabilizaram pela programação da edição; a carta dos órgãos estaduais de meio ambiente pelo clima, ratificada por 48 órgãos representados pelas respectivas secretarias de estado, da Associação Brasileira de entidades estaduais de meio ambiente; e, o Decreto 33.080, assinado pelo prefeito do Recife, em reconhecimento à emergência climática global.

Quanto a COP 25, realizada em Madri, o Instituto Ethos em colaboração com organizações parceiras esteve presente em três momentos com o objetivo de apresentar os desdobramentos da CBMC e como a Declaração do Recife pode estimular os diversos setores da sociedade na manutenção do Acordo de Paris e da NDC, através de metas e sugestões específicas para os segmentos que o documento contempla.

“O Brasil desperta importante interesse internacional na temática da adaptação e mitigação às alterações do clima, visto que sua cobertura florestal e correlatos serviços ecossistêmicos são essenciais para o regime hídrico e consequente manutenção das atividades agrícolas no país assim como para a bioeconomia, além de serem fundamentais também para a manutenção das comunidades tradicionais e dos povos da floresta, assim como de seus costumes”, explica Flavia Resende, coordenadora de Projetos em Meio Ambiente, do Ethos.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.