NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INSTITUCIONAL

Segundo dia da CBMC 2020 promete!

Programação inclui desertificação, oceanos, segurança alimentar, GEE, entre outros

09/11/2020

Compartilhar

A exemplo dos 10 painéis, com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, ocorridos no dia 5 de novembro, é um fato que a segunda edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), está cada vez mais antenada com o contexto atual, promovendo reflexões atuais, de médio e longo prazo. A transmissão ao vivo acontece no dia 12 de novembro, a partir das 9 horas, no canal do Ethos no YouTube.

As análises sobre acordos internacionais deram a dimensão de relevância e do quanto se faz necessária a manutenção e até ampliação das metas. O reconhecimento quanto a proteção de defensores do meio ambiente trouxe apontamentos sobre iniciativas que devem ser implementadas. O papel dos diferentes atores sociais, com atenção para os governos subnacionais, evidenciou a necessária ação conjunta e coordenada e ainda a recuperação verde da economia, entre outros temas que lançaram luz sobre possíveis caminhos.

Desta forma, o que esperar do segundo dia de programação, se não a continuidade de preciosas avaliações, do cenário nacional e internacional? Saiba mais em: climabrasil.org.br.

Destaques da programação

O tema da seca e desertificação estará presente em dois painéis: “Terras secas na América Latina – avanços e desafios”, às 9 horas, que irá abordar o tema da desertificação, a partir de um olhar e perspectiva macrorregional; e, “Desertificação no semiárido brasileiro – produção de conhecimentos e políticas públicas”, às 10h10, que trará a discussão sobre diferentes contribuições, a partir de estudos e pesquisas realizadas com foco no semiárido brasileiro e oriundas de diferentes espaços e áreas de produção do conhecimento.

As relações da importância socioeconômica e da biodiversidade dos oceanos e a gravidade representada pelos impactos adversos das mudanças climáticas, será o mote do diálogo: “O oceano de amanhã frente aos desafios da sua sustentabilidade hoje”, que será realizado às 14 horas. Já na atividade das 15h10, “Conectando e interligando a gestão dos oceanos e zona costeira”, a conversa será em torno da necessidade de um sistema integrado, interdisciplinar e intersetorial com maior cooperação, coordenação e coerência política, em todos os níveis, para a implementação de políticas sustentáveis com vistas à gestão dos oceanos integrada às zonas costeiras.

Quanto ao tema da segurança alimentar, teremos: “A emergência dos sistemas alimentares e da indústria de alimentos na agenda climática – responsabilidades e compromissos dos atores nacionais”, às 16h20.

Esses são alguns destaques, mas será possível conferir a programação completa no site do evento.

Também é possível ver e rever a programação do primeiro dia de CBMC em 2020 no YouTube.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.