NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Seminário debate ações para combater a corrupção na saúde

06/06/2013

Compartilhar

O evento apresentou casos e exemplos práticos de como a iniciativa privada pode criar mecanismos de compliance e ajudar a combater a corrupção.

Como organizar um mercado transparente, ético e justo na cadeia de fornecimento de produtos e serviços para a saúde foi o tema de seminário promovido pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) no último dia 28 de maio, em São Paulo.

Durante as palestras do evento, representantes de empresas, do poder público, de associações empresariais e de organizações da sociedade civil apresentaram casos e exemplos práticos de como a iniciativa privada pode criar mecanismos de compliance e ajudar a combater a corrupção.

Umas dessas propostas são os Acordos Setoriais, uma metodologia em que empresas concorrentes de um mesmo ramo econômico estabelecem, voluntariamente, regras para coibir suborno, promover condições de mercado justas e transparentes e prevenir práticas de corrupção.

Durante o evento, Marina Ferro, coordenadora de Políticas Públicas do Instituto Ethos, apresentou a proposta do Acordo Setorial para Alta Tecnologia em Saúde, umas das ações desenvolvidas pelo projeto Jogos Limpos, do Instituto Ethos. Além das empresas de saúde, companhias de distribuição de energia também estão elaborando seus acordos. Os próximos setores serão o de construção civil e o de transportes.

Hamilton Caputo, representante do Tribunal de Contas da União, apresentou os mecanismos que o governo federal vem adotando em suas compras para minimizar os riscos de irregularidades e contas superfaturadas. Já Denis Jacob, gerente sênior de Commercial Assurance, apresentou a experiência da Becton Dickison, empresa do ramo de suprimentos e equipamentos para saúde, com a criação de seu programa de compliance.

A Britcham disponibilizou em seu site todas as apresentações dos palestrantes. Confira aqui.

Além da Câmara Britânica, 16 organizações da área de saúde apoiaram o evento: a Associação Brasileira da indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Hospitalares; a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios; a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes; a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial; a Confederação Nacional de Saúde; a Federação de Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo; a Fênix – Associação Pró-Saúde Mental; o Instituto de Compliance e Integridade Corporativa; o Instituto de Estudos em Saúde Suplementar, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo; e a Vigilância Sanitária Digital.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.