AGENDA

Compartilhar

Seminário em BH abre ação nacional para debater transparência na Copa

O projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, do Instituto Ethos, inicia ação nacional a partir de Belo Horizonte, com a realização do Seminário “Transparência na Copa 2014: Como Está Esse Jogo? – II Ciclo Permanente de Debates sobre a Copa 2014 em Belo Horizonte – Controle Interno e Externo”, que ocorrerá em 19 de junho de 2013 (quarta-feira), das 8h30 às 12h30, no auditório da Unidade Regional da Controladoria-Geral da União (CGU) em Minas Gerais.

O seminário de Belo Horizonte é o primeiro de uma sequência de 12 encontros públicos que serão realizados no decorrer de 2013, em todas as cidades-sede da Copa de 2014.

Na capital mineira, a programação foi construída com o objetivo de gerar informações e disseminar conhecimento sobre as atribuições e funções desempenhadas pelos diversos órgãos e instituições responsáveis pelo controle interno e externo dos recursos públicos e pelo monitoramento das ações governamentais que envolvem a realização dos megaeventos esportivos no Brasil, com foco especialmente na cidade de Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais.

Espera-se que, a partir desse encontro, a sociedade possa ter mais clareza sobre o papel que as instituições convidadas a integrar essa iniciativa desempenharam no processo de fiscalização e monitoramento dos investimentos e ações relacionados ao projeto Copa de 2014, no país, no Estado e no município, os impasses e dificuldades enfrentados e as alternativas para a superação dos gargalos.

O seminário é uma realização do Instituto Ethos, com o apoio do Centro de Convergência de Novas Mídias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Unidade Regional da CGU em Minas Gerais, das organizações Democracia Ativa, Mãos Limpas e Oficina de Imagens, do Movimento Nossa BH, do Movimento das Associações de Moradores de BH, da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, da Fundação Avina e do Observatório das Metrópoles.

Organizado pelo Instituto Ethos, em parceria com organizações que integram o Comitê Jogos Limpos de Belo Horizonte, o evento é gratuito e aberto ao público. Para inscrever-se, clique aqui.

PROGRAMAÇÃO

8h30-9h00 – Cadastramento

9h00 – Boas-vindas

9h10 – “Controle Social: Patrimônio Público e Direitos Humanos na Copa de 2014”
Mediador: Aloísio Lopes, jornalista;
Palestrantes: Ana Angélica B. de Melo Rocha, coordenadora nacional do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios; Álvaro Ricardo de Souza Cruz, procurador da República e representante do Grupo de Trabalho sobre a Copa de 2014 do Ministério Público Federal; e André Marini, auditor da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República.

10h10 – Debate

10h50 – “De Quem É o Controle? Investimentos e Ações Governamentais na Copa de 2014”
Mediadora: Regina Helena A. Silva, coordenadora do Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG;
Palestrantes: Luiz Alberto Sanábio Freesz, chefe da Controladoria-Geral da União – Regional Minas Gerais; Eduardo Fagundes Fernandino, subcontrolador de Auditoria e Controle de Gestão da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais; Inês Maria Kellis Pinheiro, representante da Comissão da Copa de 2014 do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; e Milton de Souza Júnior, auditor-geral do Município de Belo Horizonte.

11h50 – Debate

12h30 – Encerramento

SERVIÇO
O quê:
Seminário “Transparência na Copa 2014: Como Está Esse Jogo? – II Ciclo Permanente de Debates sobre a Copa 2014 em Belo Horizonte – Controle Interno e Externo”;
Quando: 19 de Junho de 2013, das 8h30 às 12h30;
Local: Auditório da Controladoria-Geral da União – Regional Minas Gerais;
Endereço: Rua Timbiras, 1778 – Bairro de Lourdes, Belo Horizonte (MG);
Inscrições: Para inscrever-se, clique aqui.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.