NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Seminário prepara lançamento da União Global pela Sustentabilidade

21/06/2012

Compartilhar

O lançamento da iniciativa internacional ocorrerá na próxima sexta-feira (22/6), no Riocentro, durante a Rio+20.

 Na contramão do sentimento de frustração e impotência diante das alterações sofridas pelo Rascunho Zero da ONU para a Rio +20, mais de 50 pessoas, entre empresários, trabalhadores, acadêmicos, lideranças comunitárias e representantes de ONGs, se reuniram no Pier Mauá, na tarde de 20 de junho, para preparar o lançamento da União Global pela Sustentabilidade (UGS), que ocorrerá na próxima sexta-feira (22/6), no Riocentro.

A UGS é um movimento internacional aberto, democrático, plural e permanente para reunir pessoas, organizações não governamentais, empresas e governos locais a partir de compromissos voluntários de ações em prol do desenvolvimento sustentável. A adesão é livre a todos os interessados que aceitarem sua Carta de Princípios e declararem publicamente pelo menos um compromisso com metas claras e prazo de execução de até quatro anos.

“O que é interessante nesta proposta é que ela parte de compromissos de ação, para depois chegar aos acordos. Isso é ótimo”, comenta Válter José Cruz, um dos participantes do encontro.

“A primeira peculiaridade desta iniciativa está em congregar pessoas e organizações. É possível abraçar um compromisso de mudança como indivíduo, com seus objetivos específicos, e ter o apoio de toda a rede para alcançá-lo. Da mesma forma, é possível realizar isso como empresa ou instituição”, diz Paulo Itacarambi, vice-presidente executivo do Instituto Ethos, uma das organizações idealizadoras da UGS. “A segunda característica a ressaltar é que esta iniciativa está pautada em ações”, complementa Paulo. “E ações com convergência, pois a UGS facilita um processo articulado”.

Por esse aspecto, a União Global pela Sustentabilidade nasce como um contraponto ao não compromisso dos governos, observa Oded Grajew, também presente no encontro preparatório. Ele é uma das principais lideranças na construção de mais equidade e qualidade de vida no Brasil, fundador de inúmeras iniciativas e hoje coordenador do Movimento Nossa São Paulo e presidente emérito do Instituto Ethos.

“Queremos com a UGS garantir a consistência e a qualidade das ações”, acrescenta Aron Belinky, da Vitae Civilis, outra organização idealizadora da proposta. Para isso, os interessados contam com a transparência do sistema, que terá todas as suas informações abertas e acessíveis por meio do site www.globalunionforsustainability.org, cujo conteúdo está em português, espanhol e inglês. Todo compromisso declarado poderá ser lido e fiscalizado por qualquer nternauta. “Esse mecanismo permitirá um monitoramento dos compromissos assumidos e dos responsáveis por eles”, afirma Caio Magri, gerente-executivo  de Políticas Públicas do Instituto Ethos.

No encontro preparatório, os presentes realizaram um balanço dos esforços empreendidos até o momento para a formação da UGS e esclareceram os próximos passos. Entre eles, está aprimorar a Carta de Princípios,  melhorar e ampliar a estratégia de engajamento das pessoas e transformar o site, em fase final de construção, numa plataforma potente e interativa de comunicação.

De acordo com os organizadores, a participação na UGS está aberta para novos membros e promotores. Os participantes do encontro foram convidados a formar quatro grupos de trabalho: um para garantir uma boa governança da UGS; outro para cuidar da plataforma virtual; o terceiro para tratar das finanças; e o quarto para realizar a análise das fragilidades que envolvem a iniciativa.

“Vai depender de cada um de nós fazer funcionar a UGS”, observa Ana Toni, outra idealizadora da UGS. Frederico Bellone, da Fundação Avina, ONG apoiadora da proposta, sugere que cada um repasse a seus contatos um convite para integrar a União Global pela Sustentabilidade e que também sejam envolvidas outras redes já existentes. “É importante engajar todos os grupos e camadas da sociedade”, comenta Mariana Kapps, gestora de projetos e negócios sociais, sugerindo que, para o lançamento, no próximo dia 22/6, sejam convidados representantes de grupos minoritários e menos favorecidos.

Válter Cruz concorda com a relevância de envolver pessoas sem postos de poder e também trabalhadores, estudantes e “pessoas comuns, como eu”, completa, declarando sua intenção de ser promotor da UGS.

Para saber mais sobre a União Global pela Sustentabilidade acesse o site www.globalunionforsustainability.org/pt-br/ ou escreva para [email protected].

 

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.