NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Sônia Hess fala da importância da Conferência Ethos

05/08/2013

Compartilhar

Presidente da Dudalina vai participar do painel “Mulheres: os Estilos de Liderança e os Benefícios Duradouros para as Empresas e para a Sociedade”.

Nos dias 3, 4 e 5 de setembro próximo, acontece a Conferência Ethos, um evento anual voltado para a construção e evolução da responsabilidade socioal e da sustentabilidade no país. A cada ano, o encontro congrega lideranças brasileiras e estrangeiras, civis, governamentais e empresariais, para avaliar os avanços realizados e traçar os caminhos futuros para um desenvolvimento de fato sustentável para o Brasil.

A programação completa pode ser vista em: http://www3.ethos.org.br/ce2013/

Como um dos preparativos, iniciamos esta semana uma série de entrevistas com convidados e palestrantes, para dar um gostinho de como serão as trocas de informações e os debates durante os três dias da Conferência, que acontece este ano no Teatro GEO, no edifício do Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, São Paulo.

A primeira entrevistada é Sônia Regina Hess, da tradicional família fundadora da Camisaria Dudalina, de Santa Catarina. Sônia assumiu a presidência da empresa em 2003 e, desde então, tem intensificado as ações de responsabilidade social da empresa, bem como os investimentos em infraestrutura, tecnologia e pessoas. Ela estará no painel do dia 3 de setembro sobre “Mulheres: Os Estilos de Liderança e os Benefícios Duradouros para as Empresas e para a Sociedade”.

Instituto Ethos: A Dudalina adotou práticas sustentáveis e responsáveis em sua gestão. Como é possível fazer frente à alta competição do mercado, mantendo esses valores como base?
Sônia Hess: Sustentabilidade é atitude. É acreditar. É uma causa. O conceito tem que estar alinhado com o pensamento da empresa, desde a presidência e seus altos executivos. Dessa forma, as coisas acontecem.

IE: Os investimentos necessários não impactam o custo final dos produtos?
SH: As ações mais simples são as que dão mais resultados. Não é preciso realizar nada sofisticado. Ao contrário, a busca pela sustentabilidade nos faz economizar ou aproveitar recursos antes desperdiçados.

IE: Poderia citar exemplos?
SH: Quando cortamos as camisas, sobram muito pedaços de tecido, que eram jogados fora. Com a visão sistêmica, passamos a preparar kits com esses retalhos, que hoje são aproveitados por mais de 300 instituições que nos fornecem sacolas feitas com esse material.

Esta ação é planejada em 360 graus. Temos uma professora de patchwork que vai até a organização escolhida, ensina a aproveitar os retalhos na confecção das sacolas e nós mesmos compramos toda a produção. Geramos renda e inclusão social e temos um item diferenciado para utilizar.

Buscamos sempre parcerias do bem, sem aumento de custo. Só de amor.

IE: Na sua visão, comparando com o exterior, qual é o grau de engajamento e maturidade das empresas brasileiras com o desenvolvimento sustentável?
SH: As empresas engajadas aqui no Brasil, que eu conheço, têm um alto grau de comprometimento. Seu envolvimento é de verdade. Não há diferença com as empresas sérias do exterior. Estamos no mesmo nível.

IE: Qual é a importância para o Brasil de uma organização como o Ethos, voltada para a promoção do desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da responsabilidade social empresarial, e das ações que ele desenvolve, como a Conferência Ethos,?
Sônia: Nosso dia a dia é muito corrido. Contar com o trabalho do Ethos é fundamental, pois ele acompanha o que está sendo feito e chancela as soluções corretas. Seu trabalho é de suma importância, porque nos faz enxergar melhor os dilemas, entendê-los em profundidade. Sua atuação nos ajuda a corrigir rotas. Precisamos muito deste trabalho e, por isto, há anos participamos do Instituto Ethos.

Por Neuza Arbocz, para o Instituto Ethos

______________________

CONFERÊNCIA ETHOS 2013
Realização:
 Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social;
Parceiros Institucionais: Alcoa, CPFL, Natura, Vale e Walmart;
Parceiro Estratégico: Roland Berger
Patrocinadores “Master Apresenta”: Santander, Itaú Unibanco e Bradesco;
Patrocinadores Ouro: Bradesco, Itaú Unibanco e Santander;
Patrocinador Prata: Caixa;
Patrocinadores Bronze: Queiroz Galvão e Shell.

SERVIÇO
O quê: Conferência Ethos 2013, com o tema “Negócios Sustentáveis: Oportunidades para as Empresas e para o Brasil”;
Data: De 3 a 5 de setembro de 2013;
Local: Teatro GEO, no edifício do Instituto Tomie Ohtake;
Endereço: Rua dos Coropés, 88 (altura do nº 201 da Av. Brigadeiro Faria Lima) – Pinheiros, São Paulo (SP);
Inscrições: Pelo site www.ethos.org.br/ce2013.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.