AGENDA

Compartilhar

Sustentar 2014 trará como tema central "Cidades Sustentáveis"

Entre as atividades do 7º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável estão painéis, workshops e a feira de produtos e serviços sustentáveis.

Nos dias 7 e 8 de maio de 2014, o Minascentro, em Belo Horizonte (MG), recebe o Sustentar 2014 – 7º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável. O evento reunirá 200 palestrantes e a expectativa é de que aproximadamente 5.000 pessoas passem pelo local nos dois dias de evento. Para participar, basta entrar no www.sustentar.net e realizar a inscrição gratuitamente.

Considerado o maior fórum de sustentabilidade da América Latina, o evento vai receber 11 atividades simultâneas. Entre elas estão painéis, workshops, mesas-redondas e palestras sobre temas como mudanças climáticas, economia verde, sustentabilidade ambiental e mobilidade urbana, entre outros.

Confirmaram presença representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do governo, da iniciativa privada, dos setores empresarial e industrial, da academia e de organizações da sociedade civil, além de pesquisadores e estudantes.

Este ano, o Instituto Sustentar, responsável pela concepção e organização do fórum, elegeu o tema “Cidades Sustentáveis” para nortear as discussões. A finalidade é promover um debate sobre projetos e soluções para melhorar a qualidade de vida, a mobilidade urbana, o consumo sustentável e o futuro das cidades.

O projeto objetiva colaborar na construção de uma sociedade mais articulada, responsável e protagonista na construção de um futuro desejado e coerente com as grandes mudanças no cenário mundial. Sua meta é facilitar a organização da sociedade e fornecer estímulos com base em modelos que promovam a sustentabilidade Outro objetivo é conectar, convidar e inspirar pessoas, governos e mercados para dar concretude a um futuro sustentável e fazer a diferença na vida diária de cada cidadão.

Entre os conferencistas internacionais que participarão dos debates no Minascentro está o ambientalista australiano Paul Gilding, que foi diretor do Greenpeace International e atualmente é membro do corpo docente do Programa de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge. É também autor do livro A Grande Ruptura, que aborda a insustentabilidade ambiental do consumo moderno.

Outro palestrante internacional é o Prêmio Nobel da Paz Philip Fearnside, cientista norte-americano radicado no Brasil, especializado em climatologia e pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Ele vai falar sobre o impacto das mudanças climáticas e o desmatamento na Amazônia.

Entre os palestrantes nacionais está Virgílio Viana, consultor internacional na International Institute for Environment and Development (IIED/UK) e professor convidado do Inpa.

Ranking de Produtos e Tecnologias Sustentáveis 2014

Com a finalidade de avaliar o impacto das boas práticas de sustentabilidade no cenário empresarial brasileiro, o Sustentar 2014 desenvolve, pelo segundo ano consecutivo, o Ranking de Produtos e Tecnologias Sustentáveis. Os três primeiros colocados serão homenageados no auditório principal do Fórum, durante a solenidade de abertura.

As informações registradas sobre produtos, serviços ou tecnologias sustentáveis darão origem ao ranking e ao Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade, um catálogo de produtos e serviços de todas as empresas inscritas.

O ranking premiará três categorias: “Produto”, “Serviço” e “Iniciativa Sustentável”. Sua elaboração envolve critérios como utilização racional de recursos naturais e de matérias-primas e insumos verdes, métodos de produção sustentável, inovação e criatividade. O ranking colabora para que as empresas possam ter uma ferramenta de benchmarking a fim de buscar modelos sustentáveis para seus produtos e serviços. Além disso, reforça a questão da produção e do consumo sustentável na sociedade.

Ao desenvolver a iniciativa, o Instituto Sustentar também busca difundir as técnicas que tenham potencial de replicabilidade. Vale lembrar que todas as informações fornecidas pelas empresas são confidenciais e serão utilizadas somente para os fins da pesquisa.

As empresas vencedoras participarão do debate “Como Promover Negócios Sustentáveis Inovadores?”. Na ocasião, as instituições poderão debater os meios e ferramentas para o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis, que servirão de referência para outras empresas, as quais poderão adotar ou adaptar tecnologias que já são modelos eficazes de sustentabilidade corporativa. O debate faz parte da programação do Sustentar 2014.

O Sustentar 2014 – 7º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável é realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, com patrocínio da Oi, Sebrae, Fiemg, Correios, Vale, Arcelormittal, Invepar, Samarco, Gasmig, Cenibra e Vallourrec.

SERVIÇO
O quê:
Sustentar 2014 – 7º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável;
Quando: Dias 7 e 8 de maio de 2014;
Local: Minascentro;
Endereço: Av. Augusto de Lima, 768 – Centro, Belo Horizonte (MG);
Mais informações e inscrições: Pelo site www.sustentar.net. As inscrições são gratuitas.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.