NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS MEIO AMBIENTE

Últimos oito anos foram os mais quentes já registrados, revela relatório das Nações Unidas

O anos de 2015-2022 foram os oito mais quentes já registrados, apesar do impacto de resfriamento de um evento La Niña nos últimos três anos

24/04/2023

Compartilhar

Dos picos das montanhas às profundezas do oceano, as mudanças climáticas continuaram avançando em 2022, de acordo com o relatório anual da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Secas, inundações e ondas de calor afetaram comunidades em todos os continentes e custaram bilhões de dólares. O gelo do mar antártico recuou para sua menor extensão já registrada e o derretimento de algumas geleiras europeias foi, literalmente, fora de série.

“Enquanto as emissões de gases de efeito estufa continuarem a aumentar e o clima continuar a mudar, as populações em todo o mundo serão gravemente afetadas por eventos climáticos extremos. Por exemplo, em 2022, secas contínuas na África Oriental, chuvas recordes no Paquistão e ondas de calor recordes na China e na Europa afetaram dezenas de milhões de pessoas, causaram insegurança alimentar, impulsionaram a migração em massa e custaram bilhões de dólares em perdas e danos.” – Petteri Taalas, secretário-geral da OMM.

O relatório da OMM concentra-se nos principais indicadores climáticos – gases de efeito estufa, temperaturas, aumento do nível do mar, calor e acidificação dos oceanos, gelo marinho e geleiras, destacando as principais consequência da mudança global do clima:

  1. Secas, inundações e ondas de calor afetam grandes partes do mundo e os custos estão afetando um número cada vez maior de pessoas.
  2. As temperaturas médias globais nos últimos 8 anos foram as mais altas já registradas.
  3. O nível do mar e o calor do oceano estão em níveis recordes.
  4. Gelo do mar antártico atingiu a menor extensão já registrada.

“Temos as ferramentas, o conhecimento e as soluções. Mas temos de acelerar o ritmo. Precisamos de uma ação climática acelerada com cortes de emissões mais profundos e rápidos para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau Celsius. Também precisamos de investimentos massivamente ampliados em adaptação e resiliência, principalmente para os países e comunidades mais vulneráveis que menos fizeram para causar a crise.” – António Guterres, secretário-geral da ONU.

Ação pelo clima mobiliza número recorde de pessoas e organizações

A cada dia, mais e mais pessoas em todo o mundo estão respondendo ao chamado para conter os efeitos dramáticos da mudança climática, e estão exigindo ação acelerada por parte dos líderes políticos, industriais e financeiros.

Além disso, um número cada vez maior de pessoas, famílias, empresas e organizações estão mudando as suas atitudes no dia a dia, e fazendo parte do movimento mundial pelo clima – que nunca foi tão ativo e influente. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a mudança dos padrões de consumo poderia reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa em até 40-70% até 2050.

Conheça cinco histórias de pessoas e grupos que estão fazendo a diferença em suas cidades e comunidades. Elas compartilharam suas histórias com as Nações Unidas, por meio da campanha mundial pelo clima #AjaAgora.

 

Por: ONU Brasil

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.