NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Uma recuperação verde, no pós-pandemia, é possível?

Especialistas internacionais analisam a situação na América Latina no quarto dia da Conferência Ethos

20/07/2020

Compartilhar

Neste momento, que muito se dialoga sobre como será o pós-pandemia, uma questão se impõe nessa reflexão: o idealizado desenvolvimento sustentável será considerado? A live: “Recuperação verde e desenvolvimento regional: os desafios para superar as desigualdades, a pobreza e a mudança climática na América Latina” irá abordar essa questão. Economia e políticas para o meio ambiente estarão sobre a mesa nesse bate-papo, que acontece na próxima quinta-feira, dia 23 de julho, às 17h20, como parte integrante da Conferência Ethos 2020, virtual e gratuita, no canal do Ethos no YouTube.

Com a participação de Eric Parrado Herrera, economista-chefe e gerente geral do Departamento de Pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e Rodrigo Echecopar, líder do movimento Nossa América Verde para uma recuperação econômica verde que seja Latina Americana e com justiça social, a atividade irá analisar se o resgate do Estado priorizará os velhos paradigmas de desigualdade social e a velha economia predatória dos recursos naturais.  Ou, focará em uma estratégia de transformação socioecológica que olhe para o enfrentamento de questões estruturais e promova o desenvolvimento sustentável regional?

A pandemia de coronavírus freou o pequeno crescimento do bloco da América Latina da última década, configurando a maior contração do Produto Interno Bruto (PIB) regional desde a década de 1930. Os Estados precisam investir na recuperação econômica e cumprir um papel importante diante da ameaça da pobreza. Mas, quais as viabilizações de novos modelos de recuperação para as economias da América Latina? Haverá uma mobilização das lideranças políticas, do setor privado e social para um debate cooperativo e que tenha como alvo o amadurecimento das democracias, do bem-estar comum e do desenvolvimento sustentável regional?

Essas são algumas das questões que estarão sob análise de Parrado, membro do Conselho Global para o Futuro dos Sistemas Financeiros e Monetários no Fórum Econômico Mundial, especialista em política monetária, fiscal e financeira, tendo sido conselheiro de bancos centrais sobre como gerenciar regimes de metas de inflação e implementar fundos soberanos em vários países. E também, contará com as percepções de Echecopar, que foi vice-diretor da Smart Citizen Foundation, em que trabalhou com grupos e ONGs de toda a América Latina em agendas ambientais, transparência e pró-democracia.

Saiba mais sobre a programação e convidados em: www.conferenciaethos.org/

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.