NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS GESTÃO SUSTENTÁVEL

Unimed do Brasil discute gestão de fornecedores com suas cooperadas no Programa Cadeia de Valor

06/12/2017

Compartilhar

Encontro contou com cases de sucesso e apresentação de projetos de cooperadas na temática

A Unimed do Brasil tem desenvolvido o programa Cadeia de Valor do Ethos com foco na promoção da integridade de suas cooperadas. Uma das etapas do programa consiste da realização de webinars temáticos, que são momentos de troca de experiências e benchmarking entre os participantes. No último dia 10 de outubro, foi realizado mais em encontro virtual que, além de apresentar os resultados prévios para aplicação dos indicadores de integridade na área de gestão de fornecedores, contou com o compartilhamento de experiências internas e externas à Unimed.

Na apresentação dos resultados prévios foi possível perceber que 43% das cooperativas da Unimed que fazem parte do programa se encontram no estágio 1 no quesito gestão de fornecedores, que aponta que há diversas oportunidades de aprimoramento neste quesito. Para isso, foram apresentados caminhos possíveis, entre eles: 8 passos para uma gestão de fornecedores eficaz. Confira:

  1. Mapear fornecedores críticos, divididos por complexidade, diferenças e especificidade;
  2. Identificar principais impactos da Cadeia;
  3. Identificar as potenciais fragilidades no tema de corrupção que poderão ocorrer: acordos extraoficiais para escolha de fornecedor, pagamento de propinas/subornos, irregularidade em licenciamentos, fraude em faturamento, entre outros;
  4. Capacitar a equipe de Compras;
  5. Definir procedimento de aprovações entre as áreas envolvidas;
  6. Definir política de contratação de fornecedores e prestadores de serviço;
  7. Capacitação de fornecedores com termas que estejam atrelados aos riscos do negócio;
  8. Realizar monitoramento e auditoria dos principais fornecedores e/ou prestadores de serviço.

Além disso, foi relembrado que dentro da política nacional de sustentabilidade na Unimed do Brasil há priorização por fornecedores locais que cumprem as regras estabelecidas, além de realizar compras conjuntas, a fim de reduzir o preço final e também as definições sobre o processo de compras e relações com fornecedores estabelecidas pelo Código de Conduta, que cria diretrizes que guiam estas práticas.

O estudo de caso do Grupo Fleury na temática de gestão de fornecedores foi apresentado, em que grupo economizou 483 mil reais em 2015, além de gerar R$ 1,9 milhão de valor agregado com sugestões de fornecedores. Para incentivar boas práticas de seus fornecedores, o Grupo Fleury realiza anualmente uma premiação para cinco áreas específicas, sendo elas, Insumos, Serviços, Engenharia Clínica, TI e Telecom e Destaque do Programa: Inovação, Sustentabilidade, Qualidade e Saving de Valor Agregado. Ao avaliar, a premiação leva em consideração os seguintes aspectos: Qualidade, Termos & Condições, Sustentabilidade, Compliance e Criatividade e Inovação.

No encontro, práticas de gestão de fornecedores realizados pelas cooperadas Unimed também foram apresentadas. A divisão de BH trouxe como exemplo o encontro com fornecedores realizado em abril e contou com a participação de 200 líderes. O encontrou falou sobre as temáticas de compliance e integridade e 85% dos fornecedores estiveram presentes. Outras Unimeds, como a de Americana, trouxeram seus projetos de gestão e desenvolvimento de fornecedores, que pode servir como guia para outras cooperadas.

Leandro Alves Rosa, da Unimed do Brasil fez um balanço sobre o encontro apontando que “mais do que apenas um diagnóstico, o programa tem proporcionado o compartilhamento de práticas entre as Unimeds por meio de treinamentos e webinars temáticos, visando uma real promoção da integridade nas relações e não somente orientação para criação de uma área ou iniciativas de compliance para atender legislação”.

O próximo encontro acontecerá no dia 04/12, com a temática Empresa Pró-Ética.

 

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Foto: Arquivo Pessoal

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.