AGENDA

Compartilhar

USP oferece MBA em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

As inscrições vão até 18 de abril de 2014, mas haverá um encontro aberto aos interessados em 15 de abril de 2014. Empresas associadas ao Instituto Ethos terão 10% de desconto.

Os resíduos sólidos (RS) são considerados um dos mais sérios problemas e desafios de gestão ambiental e de saúde pública da vida contemporânea. As consequências de seu manejo e disposição inadequados se refletem tanto na saúde da população, direta ou indiretamente, quanto na sobrevivência dos ecossistemas. Os custos ambientais e sociais decorrentes do tratamento inadequado de RS são substanciais e crescentes. Contudo, de modo paradoxal, os RS devem ser, também, considerados como recursos que, tratados de modo apropriado, podem gerar oportunidade de negócios e renda para diversos setores da sociedade.

Diante desse cenário desafiador, o Lassu – Laboratório de Sustentabilidade em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) –, vinculado ao Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), criou o MBA USP Gestão Integrada em Resíduos Sólidos, um dos primeiros no Brasil com esse enfoque.

Lidar com essa questão numa abordagem multidisciplinar proporcionará ao aluno deste MBA a oportunidade de confrontar os problemas e os desafios relativos aos RS de forma inovadora na busca da sua gestão sustentável. O Brasil carece, em caráter de urgência, de profissionais com uma compreensão mais integrada sobre essa questão, que possam contribuir para uma gestão mais eficiente, seja no setor público, seja no privado.

Este MBA USP atende aos requisitos determinados pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei 12.305/2010 –, com metas para 2014. Tem como foco principal a formação de gestores, líderes e profissionais dos setores privado e público, preparando-os para atuar em consonância com a PNRS. Com enfoque prático, este curso não apenas oferece a atualização do profissional em relação às tendências tecnológicas e de gestão na área, mas também habilita seus participantes a desenvolver planos de gestão de resíduos e a compreender os desafios de empreendedorismo e os impactos gerados por políticas públicas nesse setor.

O MBA se vale da experiência do próprio Lassu e de seu corpo docente em projetos desenvolvidos com empresas dos setores privado e público nas áreas de sustentabilidade e gestão integrada de resíduos. O Lassu traz consigo a experiência de ter participado da criação to Centro de Descarte de Resíduos de Informática (Cedir), da USP, uma referência nacional e internacional no tratamento de resíduos eletroeletrônicos.

Dada a relevância de sua atuação, o Lassu tem recebido diversos prêmios em inovação e sustentabilidade, como: o Prêmio Mário Covas, em 2009 e em 2012; o Prêmio Fecomercio de Sustenabilidade – Academia, em 2013; e o Prêmio Von Martius 2013.

Este programa de MBA fornece uma nova perspectiva e uma visão sistêmica para a compreensão dos desafios, problemática e oportunidades inerentes ao planejamento e à gestão de resíduos sólidos, em direção a políticas públicas, com ênfase na PNRS, habilitando seus participantes a atuar nos setores privado e público.

Público-alvo
O público alvo deste programa são gestores, lideres de projetos e profissionais que atuam ou são responsáveis pela gestão da sustentabilidade e, mais especificamente, pela gestão de resíduos de sua organização dentro do contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Carga horária
O MBA tem carga de 390 horas, incluindo aulas teóricas, práticas, discussão de estudos de casos e 60 horas para redação de monografia. As aulas serão ministradas no período noturno, nas dependências do Lassu, localizado no Campus da Universidade de São Paulo (Butantã).

Dias de aula
As aulas serão às segundas, quartas e quintas-feiras, das 19h00 às 22h00, com início em 14 de maio de 2014.

Corpo docente
O corpo docente é composto de professores da USP e especialistas do mercado com no mínimo dez anos de experiência prática e bem-sucedida no mercado. Palestrantes internacionais vinculados a projetos do Lassu e do Cedir participam do programa.

Organização
Este programa está organizado em um módulo básico e três trilhas:

Módulo Básico

  • Introdução à sustentabilidade;
  • Sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos;
  • Metodologia de Pesquisa.

Trilha 1: Sustentabilidade e Resíduos Sólidos

  • Sustentabilidade e biodiversidade;
  • Sustentabilidade e visão social;
  • Sustentabilidade e a visão financeira;
  • Economia, consumo e geração de resíduos sólidos;
  • Inovação tecnológica e sustentabilidade;
  • Empreendedorismo social;
  • Comunicação e marketing para a sustentabilidade.

Trilha 2: Governança e Regulamentação

  • Planejamento estratégico orientado à sustentabilidade;
  • Governança corporativa orientada à sustentabilidade;
  • Gestão de projetos sob a óptica de sustentabilidade;
  • Liderança em mundo sustentável;
  • Ética, tecnologia e sustentabilidade;
  • Educação ambiental na gestão de resíduos;
  • Direito ambiental na gestão de resíduos;
  • Políticas públicas e a política nacional de resíduos sólidos;
  • Políticas públicas e experiências internacionais;
  • Plano de gestão de resíduos.

Trilha 3: Tecnologias Aplicadas à Gestão de Resíduos

  • Minimização e valoração de resíduos sólidos;
  • Tendências tecnológicas na coleta e tratamento de resíduos;
  • Avaliação de impacto ambiental e seus instrumentos;
  • Controle e monitoramento de poluição na gestão de resíduos;
  • Sustentabilidade e cadeia de valor: do insumo ao pós-consumo;
  • Logística reversa;
  • Análise de ciclo de vida na gestão de resíduos sólidos.

Mais informações e inscrições: Pelo no site do Lassu (www.lassu.usp.br), pelos telefones (11) 3091-1092 e (11) 3091-6431 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].
As inscrições vão até 18 de abril de 2014. Empresas associadas ao Instituto Ethos terão 10% de desconto.

OPEN DAY LASSU USP 2014, EM 15/4

No dia 15 de abril de 2014, das 19h00 às 21h00, o Lassu vai promover um encontro para os interessados em cursar o MBA Governança, Inovação, Sustentabilidade ou o MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O evento será na sede do Lassu, na Escola Politécnica da USP (Campus Butantã).

PROGRAMA

– Apresentação das atividades do Laboratório de Sustentabilidade da Poli-USP;

– Apresentação dos principais projetos de pesquisa;

– Apresentação dos programas MBA Governança, Inovação, Sustentabilidade e MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos;

Mesa-redonda: “Governança, Inovação e Sustentabilidade”, com Mayura Okura, da b2blue.com, plataforma on-line de compra e venda de resíduos sólidos; Miguel Chaves, da Caos Focado, consultoria em inovação social, em parceria com o Lassu/USP e com o Massachusetts Institute of Technology (MIT); e Tereza Carvalho, professora do Lassu.

Mais informações e inscrições: Pelo telefone (11) 3091-1092 ou pelo e-mail [email protected].

CONTATO

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.