NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS MEIO AMBIENTE

Vem aí a Conferência Brasileira de Mudança do Clima 2021

Evento chega a 3ª edição ainda mais robusto

16/09/2021

Compartilhar

A terceira edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) acontece entre os dias 27/09 e 01/10. São 5 dias de diálogos que serão transmitidos gratuitamente pelo canal do Ethos no YouTube.

O aumento na quantidade de dias e consequentemente de atividades do evento se explica pela urgência que a agenda de meio ambiente e clima tomaram no cenário nacional. O negacionismo expresso pelo governo federal, que inclusive foi o motivo para que a CBMC fosse criada em 2019, se aprofunda cada vez mais, fragilizando o cumprimento das metas as quais o Brasil é signatário e reverberando em diversos setores: da vulnerabilidade de nossos biomas e povos tradicionais, aos impactos econômicos que o país vem sentindo ao passo que transmite uma visão internacional de descaso e retrocessos.

“O Brasil, ao reverter de forma acelerada a tendência de redução do desmatamento da década anterior e seu protagonismo na agenda e governança climática, tornou-se alvo da pressão de investidores, empresas e da comunidade internacional. Ações precisam ser tomadas emergencialmente para frear os retrocessos e caminharmos para o cumprimento das metas anteriormente assumidas no âmbito do Acordo de Paris. Precisamos retomar a trilha da sustentabilidade para preservação do futuro que almejamos ter”, acredita Caio Magri, diretor-presidente do Ethos.

Após duas edições de grande sucesso (2019 e 2020), as diversas atrações, debates e painéis irão refletir sobre os caminhos da retomada do necessário compromisso climático firmado pelo Brasil. A NDC brasileira, a descarbonização e a litigância climática estão entre as pautas da CBMC 2021.

Desde a primeira edição, presencial, na cidade do Recife, em 2019, a Conferência denota como uma oportunidade de promover o diálogo sobre como retomar a trilha da responsabilidade climática, da participação da sociedade, da consolidação de pactos internos, de fortalecimento e de ampliação da agenda de mudança do clima.

O encontro reúne organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, governos, comunidade científica e os setores público e privado. Além do Ethos, são correalizadores da CBMC 2021: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Centro Brasil no Clima (CBC), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), FGV/EAESP – Centro de Estudos em Sustentabilidade, Fundacion Avina, Hivos, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Instituto Alana, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM Amazônia), Fundação Konrad Adenauer (KAS), Observatório do Clima, Prefeitura do Recife, Projeto Saúde & Alegria, Rede Brasil do Pacto Global, Rede de Cooperação Amazônica (RCA), Reos Partners, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Goiás (SEMAD-GO), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pernambuco, Secretaria Municipal do Clima de Niterói. The Climate Reality Project Brasil e Youth ClimateLeaders.

Sobre a Programação

No dia 1 de setembro aconteceu a “pré CBMC” na qual duas atividades importantes aqueceram os diálogos que serão promovidos no evento a partir do dia 27 de setembro. Os painéis estão disponíveis gratuitamente, também, no canal do Ethos no YouTube. Emergência Climática e o caminho para a neutralidade de carbono nas cidades e Financiamento Climático: Uma oportunidade para o Brasil foram as conversas iniciais da CBMC em 2021.

Além dessas atividades de “pré-CBMC”, também teremos um painel dentro da programação da Virada Sustentável, que será transmitido dia 22 de setembro, às 10h15, pelo canal da Virada Sustentável no YouTube: O que é a Conferência Brasileira de Mudança do Clima – Sociedade Civil, Empresas e Governos juntos no enfrentamento às mudanças climáticas.

Mas, para o período entre os dias 27/09 e 01/10, a programação ainda mais extensa, irá contar com especialistas sobre a temática, contemplando painéis que abordarão: ação climática subnacional e justiça climática, entre outros. Confira a programação completa em: www.climabrasil.org.br.

 

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Imagem: Ramona Ferri, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.