NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

“Ven, Tú Puedes!” inicia encontros com empresas e organizações

Projeto pretende mobilizar a contratação de migrantes e refugiados

07/12/2020

Compartilhar

Dezembro começou com a primeira rodada de encontros do projeto “Ven, Tú Puedes!”,  do Instituto Ethos em parceria com a ONG Visão Mundial, financiado pelo Governo dos Estados Unidos, através do Bureau of Population, Refugees, and Migration (State PRM). No dia 01 de dezembro, o encontro contou com a participação de atores chave dentro da agenda de migrantes e refugiados para que pudessem se inteirar sobre o projeto mais a fundo e traçar alguns planos estratégicos, a fim de caminhar para a construção de uma ação coletiva. Já no dia 03 de dezembro, foi a vez das empresas conhecerem mais, na perspectiva de observarem os desafios e oportunidades dentro dessa agenda.

O diretor-presidente do Ethos, Caio Magri, em sua fala de abertura do encontro do dia 03/12, ponderou sobre a importância da agenda e como a empresas podem ser protagonistas em ações práticas. Toda migração é para onde existir a possibilidade de uma vida melhor. A migração de pessoas que estão sendo expulsas de seus territórios pelos efeitos da crise climática, por exemplo, é um efeito causado por todos nós, é um efeito global. Precisamos construir um cenário de acolhimento, de acesso à saúde, educação, trabalho decente e reconhecimento de direitos. Nós, Ethos e ONG Visão Mundial, juntos, acreditamos que podemos enfrentar, de forma sustentável, esse desafio, com as empresas como aliadas”, avalia Magri.

Daniel Pereira, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Visão Mundial, também participou do encontro e compartilhou a atuação da organização que representa frente aos migrantes e refugiados, bem como sanou dúvidas das empresas no tocante a essa frente.

Etapas do projeto

Esses encontros foram parte integrante das etapas iniciais do projeto “Ven, Tú Puedes!”, que consistia em dialogar com organizações consideradas chave e com as empresas interessadas em se aprofundar no tema.

Para 2021, o planejamento de ações espera continuar contando com a participação das empresas nos próximos passos: divulgação e publicação do resultado da pesquisa de consulta de “Cenários, quanto a políticas de contratação de inclusão e promoção da igualdade social”; e, na fase de workshops/oficinas junto com as organizações e empresas, além de outros produtos/entregas que estão previstos.

Saiba mais sobre as etapas do projeto “Ven, Tú Puedes!”.

Pesquisa

A pesquisa para mapeamento/diagnóstico da sensibilidade e engajamento das empresas frente ao tema foi prorrogada até o dia 22 de fevereiro, Todas as empresas podem participar dessa iniciativa, mesmo aquelas que ainda não têm ações nessa agenda. Uma oportunidade para que se engajem no “Ven, Tú Puedes!” em 2021.

Acesse a pesquisa.

Em caso de dúvidas e/ou mais informações envie e-mail para: [email protected]

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.