AGENDA

Compartilhar

Virada Sustentável 2014 terá programação por toda São Paulo

Evento acontece de 28 a 31 de agosto de 2014, com atrações e atividades gratuitas relacionadas aos temas da sustentabilidade

Com abertura no dia 27 de agosto de 2014, na Praça Victor Civita, a quarta edição da Virada Sustentável reunirá por quatro dias empresas, escolas e universidades, ONGs, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais e equipamentos culturais, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora da sustentabilidade em toda a cidade de São Paulo.

A Virada deste ano trará centenas de atrações culturais, atividades e conteúdos ligados a temas como biodiversidade, cidadania, resíduos, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde.

Gratuita e aberta, a programação acontecerá simultaneamente em parques como o Ibirapuera, o Villa Lobos, o da Juventude, o Água Branca e o parque linear Cantinho do Céu, bem como no Memorial da América Latina, na Universidade de São Paulo (USP), na Casa de Cultura Palhaço Carequinha, em escolas e em espaços públicos diversos. O Largo da Batata e a Praça Victor Civita também serão palco de atividades.

A Virada Sustentável já é o maior movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade do Brasil e um dos maiores do mundo. O acontecimento, que chega à sua quarta edição em 2014 e, a cada ano, se consagra mais em São Paulo, já ganhou outros Estados e terá sua edição em Recife ainda este ano. Nos três anos de realização, a Virada Sustentável já impactou, ao todo, mais de 2 milhões de pessoas, com suas 1.789 atividades realizadas em 379 locais por cerca de 200 organizações participantes.

Uma novidade de 2014 será o polo extremo sul. Com curadoria do Imargem – coletivo atuante do Grajaú –, a programação reunirá atividades de comunidades do extremo sul da cidade. Agricultores, artistas, guaranis da aldeia Tenondé Porã (em Parelheiros) e coletivos de comunicação comporão a cena da Virada na quebrada.

O público poderá acompanhar a exposição de fotografia “Entre a Cidade e a Floresta”, do Instituto Refloresta; assistir à exibição de filmes na Casa de Cultura Palhaço Carequinha; conhecer (e comprar) as obras dos artistas empreendedores no Ateliê Daki; ver a construção de um painel do grafiteiro Alexandre Orion, no CEU Três Lagos; conferir a exposição do artista visual Pato, na Casa do Rosário; conversar com agricultores e conhecer as plantações de orgânicos na Chácara Santo Amaro; e participar do rolê pelo extremo sul: tour de ônibus pelos principais pontos da Zona Sul (do Grajaú à aldeia guarani Tenendé Porã).

Outro destaque será o Conexões Ocupação – Como Virar Sua Cidade, que fomentará o encontro, troca e debate entre coletivos de ocupação e direito à cidade e público em geral. E ainda promoverá a revitalização de algum espaço público, a ser escolhido pelos coletivos participantes.

Idealizada por comunicadores que reconhecem a importância da abordagem positiva de um tema para gerar o envolvimento e a mudança de comportamento das pessoas, o evento teve sua primeira edição em 2011, quando reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações, oferecidas em 78 espaços. No segundo ano, mais distribuída por São Paulo, com ações e atrações em todas as regiões da cidade, a Virada se democratizou. Reuniu em torno de 740 mil pessoas em 612 atividades gratuitas, realizadas em 149 locais. Em 2013, o evento reuniu 695 atrações e atividades, em 152 locais de São Paulo, com público aproximado de 800 mil pessoas.

Para mais informações, acesse o sitewww.viradasustentavel.com.

SERVIÇO
O quê:
Virada Sustentável 2014;
Quando: De 28 a 31 de agosto de 2014;
Local: São Paulo (SP);
Mais informações :Pelo site http://viradasustentavel.com.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.