Diretor-presidente do instituto mobilizará candidatas e candidatos às eleições municipais para assinar o Pacto por uma Cidade Transparente e Íntegra.
Em 19 de setembro, o diretor-presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão, participará do lançamento da “Pesquisa sobre Mobilidade Urbana”, promovido pela Rede Nossa São Paulo, onde candidatos e candidatas à prefeitura de São Paulo serão convidados a aderir ao Programa Cidades Sustentáveis.
A participação do Instituto Ethos visa fomentar a discussão sobre transparência, por meio da assinatura do Pacto por uma Cidade Transparente e Íntegra. Em sua fala, o presidente do Ethos falará sobre a importância dessa iniciativa diante do cenário político e econômico atual, sobretudo em cidades como São Paulo. O objetivo é mobilizar os futuros gestores e gestoras para que se comprometam com temas como a Lei de Acesso à Informação, a Lei Anticorrupção e o desenvolvimento e a implantação de ações que melhorem a transparência municipal, tendo como referência os indicadores do Projeto Cidade Transparente, construído por um conjunto de organizações da sociedade civil, entre elas a Rede Nossa São Paulo e o Instituto Ethos.
Sobre o Pacto por uma Cidade Transparente e Íntegra
O Pacto por uma Cidade Transparente e Íntegra, iniciativa do Instituto Ethos, também busca o comprometimento formal de candidatos(as) a prefeito(a) ou vereador(a) nas Eleições 2016, com a criação e implementação de políticas voltadas para a integridade na gestão municipal.
A corrupção é um dos principais entraves ao desenvolvimento do Brasil e, na luta para combatê-la, os mecanismos de participação social e a transparência da administração pública são fundamentais. Os compromissos dispostos no documento se relacionam aos princípios estabelecidos pela Lei de Acesso à Informação e pela Parceria para Governo Aberto, às propostas discutidas e priorizadas na 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) e à regulamentação da Lei Anticorrupção.
O Ethos, por meio desse projeto, entende que a formalização do engajamento dos(as) candidatos(as) com essa agenda é significativa para o diálogo entre a sociedade civil e os gestores, além de servir para estimular e fortalecer o controle social.
O cumprimento da carta poderá ser monitorado por meio da divulgação anual de ações da administração pública e da aplicação do Índice Cidade Transparente, conjunto de indicadores que medem a transparência das cidades em três grandes eixos: conteúdo, canais de informação e canais de participação.
O pacto é um importante mecanismo para toda a sociedade civil. Em ano de eleições, firmar acordos pelo desenvolvimento dos municípios, baseado em relações éticas, é a melhor maneira de construirmos juntos o Brasil que queremos no futuro.
SERVIÇO
O quê: Evento de lançamento da “Pesquisa sobre Mobilidade Urbana” e de adesão à carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis
Quando: Em 19 de setembro de 2016
Horário: Das 9:30 às 12:30
Onde: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100, 8º andar – Bela Vista – São Paulo (SP)
Foto: Rubens Chiri