Apoio

Compartilhar

Rede Nossa São Paulo

Com o propósito de transformar São Paulo numa cidade “segura, saudável, bonita, solidária e realmente democrática”, foi lançado, em maio de 2007, o Movimento Nossa São Paulo. A iniciativa surgiu a partir da percepção de que a atividade política no Brasil, as instituições públicas e a democracia estão com a credibilidade abalada perante a população. Constatou-se que era necessário promover iniciativas que pudessem recuperar para a sociedade os valores do desenvolvimento sustentável, da ética e da democracia participativa.

Em outubro de 2010, o movimento passou a se chamar Rede Nossa São Paulo, com o objetivo de fortalecer a articulação de um amplo campo social para objetivos comuns e, ao mesmo tempo, preservar a manutenção de diferenças para questões específicas, conjunturais, regionais etc., assegurando a seus integrantes ampla liberdade de expressão e manifestação.

A rede pretende construir uma força política, social e econômica capaz de comprometer a sociedade e os sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas, a fim de oferecer melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade.

Mais de 600 organizações da sociedade civil integram a Nossa São Paulo, que é absolutamente apartidária e inter-religiosa, não tem presidente nem diretoria, tendo se constituído e se expandido de forma horizontal. O Instituto Ethos participa do Conselho dos Associados Organizacionais da rede. Hoje, a entidade conta com o apoio de lideranças comunitárias, entidades da sociedade civil, empresas e cidadãos, todos interessados em participar do processo de construção de uma nova São Paulo.

A rede espera contar com a participação de toda a sociedade para reunir ideias e propor ações que possam contribuir para o desenvolvimento justo e sustentável da cidade em áreas essenciais como educação, meio ambiente, segurança, lazer e cultura, trabalho, transporte, moradia, saúde e serviços. Trabalha por uma cidade diferente, com base em experiências vitoriosas já realizadas em Bogotá, na Colômbia, e Barcelona, na Espanha, entre outras. Para a rede, fazer de São Paulo uma cidade melhor é tarefa de todos.

A atuação da Rede Nossa São Paulo é baseada em quatro grandes eixos:

  • Programa de indicadores e metas. Seleciona e organiza os principais indicadores de qualidade de vida para a região de cada subprefeitura e distrito da cidade e mantém um banco de dados sobre iniciativas exemplares de sustentabilidade urbana.
  • Acompanhamento cidadão. Comunica e disponibiliza a evolução dos indicadores relativos à qualidade de vida em cada subprefeitura e distrito. Faz o monitoramento sistemático dos trabalhos da Câmara Municipal (“Nossa São Paulo na Câmara”) e acompanha o orçamento municipal. Além disso, realiza pesquisas anuais de percepção da população sobre as várias ações municipais em todas as regiões administrativas da cidade.
  • Educação cidadã. Realiza ações e campanhas visando à revalorização do espaço público, à melhoria da autoestima e ao sentimento de pertencimento à cidade.
  • Mobilização cidadã. Incentiva a incorporação de novas lideranças, empresas e organizações sociais no movimento, constitui fóruns em todas as regiões de São Paulo, mantém o portal www.nossasaopaulo.org.br como um canal de comunicação efetivo e gera exemplos para outras cidades, Estados e regiões do Brasil. Nesse sentido, a Nossa São Paulo participou da articulação que deu origem à Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.