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Programa Jornada Pela Vida

Eixo temático

• Direitos Humanos

• Público Interno

• Comunidade e Sociedade

 

Principal objetivo da prática

Promover conscientização sobre questões relativas ao transporte rodoviário, como direção segura, uso de drogas e exploração sexual, reduzindo os impactos negativos do trânsito urbano e rodoviário.

 

Público­‐alvo

Funcionários da BP Biocombustíveis (4.500), comunidades do entorno das usinas (cerca de 200 mil habitantes nas três unidades) e motoristas que circulam nas regiões. O programa conta com diversos parceiros, como o Programa Na Mão Certa, da Childhood Foundation, instituições públicas municipais e estaduais e outras empresas privadas.

 

Data de início da prática

Fevereiro de 2012, com a campanha “Você na Direção Certa para um Mundo Muito Mais Seguro”. O programa foi desenvolvido ao longo do ano.

 

Motivação

Durante o Community Assessment [Avaliação da Comunidade] das usinas nas cidades de Itumbiara (GO), Edeia (GO) e Ituiutaba (MG), identificou-­‐se que os principais impactos decorrentes da ampliação do negócio são o aumento do fluxo de veículos – e, consequentemente, a segurança dos condutores e das comunidades nas quais a empresa está inserida – e o aumento da exposição de crianças e adolescentes à exploração sexual infantojuvenil, muito comum nas estradas e cidades na região das usinas. Ciente do possível impacto negativo na malha viária e dos riscos aos quais as crianças da região estão expostas, tomou-­‐se a decisão de apresentar à comunidade um programa de conscientização, o Jornada Pela Vida, estruturado pela BP Biocombustíveis em 2011, que atua diretamente em dois eixos: direção segura e proteção social de crianças e adolescentes.

 

Descrição da prática

Contando com o apoio de ONGs, empresas privadas parceiras e instituições do setor público, houve seis iniciativas para desenvolver os temas do Programa Jornada Pela Vida:

• Ação pré-­‐carnaval 2012: intervenções educativas em diversos postos de combustíveis nas estradas federais e estaduais dos municípios onde as usinas estão alocadas e nas cidades vizinhas. Material: http://www.programajornadapelavida.com.br/download/programajornadapelavida.com.br-­‐folheto-­‐1.pdf

• Formação de multiplicadores: treinamentos para funcionários de diversos setores das unidades da BP Biocombustíveis e fornecedores que apoiam a Childhood Foundation, abordando temas como a importância do profissional (caminhoneiro) como agente de proteção social de crianças e adolescentes e como o multiplicador pode passar essa informação.

• Campanha de conscientização no Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil (18 de maio): distribuição de materiais educativos e abordagens de conscientização para a população durante a passeata realizada por escolas municipais de Itumbiara, com o apoio da BP Biocombustíveis. A campanha também se estendeu para o público interno da empresa, com a distribuição de materiais educativos para os colaboradores. Material: http://www.programajornadapelavida.com.br/download/programajornadapelavida.com.br-­‐folheto-­‐2.pdf

• Campanha interna no Dia do Caminhoneiro (30 de junho): valorização dos profissionais motoristas, funcionários tanto da BP Biocombustíveis como das empresas que prestam serviços para as unidades. Todos receberam materiais educativos com informações de segurança e reconhecimento para os profissionais. Material: http://www.programajornadapelavida.com.br/download/programajornadapelavida.com.br-­‐folheto-­‐3.pdf

• Campanha interna de conscientização no Dia dos Motociclistas (27 de julho): para evidenciar a importância da direção segura de motocicletas, foram realizados Diálogos Diários de Segurança (DDS) nas áreas agrícolas, industrial e administrativa das três unidades do grupo. Materiais educativos foram distribuídos a todos os colaboradores, bem como brindes aos funcionários que são exemplo em segurança. Material: http://www.programajornadapelavida.com.br/download/programajornadapelavida.com.br-­‐folheto-­‐4.pdf

• Campanha interna no Dia Nacional do Trânsito (25 de setembro): peças de teatro abordaram a importância da segurança no trânsito e foram distribuídos brindes e materiais para conscientização dos funcionários. Material: http://www.programajornadapelavida.com.br/download/programajornadapelavida.com.br-­‐folheto-­‐5.pdf

 

Parcerias

O principal parceiro é a Childhood Foundation Brasil, ONG que fornece material de campanha e capacita funcionários e parceiros por meio do Programa Na Mão Certa, iniciativa que visa mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor em torno do enfrentamento mais eficaz da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

As seguintes instituições municipais e estaduais também colaboram de forma muito positiva, fornecendo materiais de campanha, local, infraestrutura e assistência no desenvolvimento da conscientização do público-­‐alvo: Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar, Fundação de Solidariedade (Funsol), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Núcleo de Ações Básicas de Saúde (Nabs), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual.

 

Investimento

Durante as campanhas, foram distribuídos mais de 30 mil folhetos com conteúdo educativo, 5 mil folderes e mil adesivos dos demais projetos dos parceiros. Foi realizado teatro de mobilização e mais de 2,5 mil brindes foram entregues. Também se distribuiu uma grande quantidade de preservativos e material informativo sobre aids, e aplicaram-­‐se vacinas de duplo adulto (tétano e difteria), tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola), febre amarela e hepatite B, totalizando 224 doses.

O investimento no programa Jornada Pela Vida foi cerca de R$ 200 mil, disponibilizados para aquisição de recursos materiais e estrutura para as campanhas. Além disso, foram investidos recursos humanos de diversas áreas da empresa, como segurança do trabalho, sustentabilidade, administração industrial e administração agrícola, com a mobilização de aproximadamente 75 colaboradores.

 

Ferramentas de gestão

Para o diagnóstico dos impactos que as usinas causariam na região, utilizou-­‐se uma ferramenta de gestão interna da BP conhecida como GDP 3.6, que avalia riscos do negócio, mais especificamente na área socioambiental. Durante a avaliação das comunidades, ficou claro que as questões de segurança no trânsito e a exploração sexual de crianças e adolescentes eram problemas graves que precisavam ser gerenciados, visto que se agravariam com o aumento de trabalhadores imigrantes e o fluxo de veículos dos funcionários.

Alguns dos indicadores de avaliação do projeto: número de instituições que se tornaram parceiras no projeto, quantidade de material distribuído, número de eventos realizados e impacto nos índices de acidentes envolvendo motoristas da empresa.

 

Resultados e benefícios

O Programa Jornada Pela Vida trouxe vários benefícios, tanto para as comunidades quanto para a própria empresa. Houve fortalecimento das intenções da BP em trazer desenvolvimento de forma sustentável, provando que o setor sucroalcooleiro pode crescer gerenciando seus impactos de forma a atenuá-­‐los. Como reconhecimento por suas iniciativas, o programa ganhou o primeiro lugar do prêmio MasterCana na categoria comunidade em outubro de 2012. Além disso, a empresa conseguiu reforçar o relacionamento com a comunidade e instituições públicas, importantes stakeholders da empresa.

 

Contato

Nome: Cristiane Santana

E-­‐mail: [email protected]

 

Dados da empresa

Nome: BP Biocombustíveis

Setor: Açúcar, etanol e bioeletricidade

Porte: Grande

Localização: Goiás e Minas Gerais

Website: www.programajornadapelavida.com.br

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