Saiba quem são os membros do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos
Confira abaixo os conselheiros do Instituto Ethos.
Saiba também quem compõe os comitês Estratégico, Financeiro, de Ética e de Governança do Instituto Ethos.
Ricardo Young (presidente)
Empresário; âncora do programa Sustentabilidade, no Terra TV; articulista da Folha de S.Paulo e da Carta Capital; palestrante internacional nos temas de responsabilidade social, gestão e desenvolvimento sustentável; graduado em administração pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e pós-graduado em administração geral pelo Insper e em lideranças sistêmicas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT); conselheiro das empresas Fibria, Amata e Kimberly-Clark, entre outras, e das ONGs Todos pela Educação, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo e Instituto Democracia e Sustentabilidade; ex-presidente do Yázigi Internexus e da Associação Brasileira de Franchising; ex-diretor-presidente do Instituto Ethos e do Uniethos; ex-conselheiro das organizações internacionais Global Reporting Initiative (GRI) e Accountability; foi candidato ao Senado por São Paulo, pelo Partido Verde, tendo recebido 4 milhões de votos.
Marcelo Behar (vice-presidente)
Diretor de Assuntos Corporativos da Natura, é graduado em Ciências Sociais e em Direito, ambos pela Universidade de São Paulo. Trabalhou em 2000 como jornalista do Caderno Mundo do jornal Folha de São Paulo. Foi assessor especial e chefe-de-gabinete do Ministro da Justiça de 2003 a 2007, responsável pela coordenação da Campanha Nacional do Desarmamento. De 2007 a 2009 foi Secretário-Executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em 2009 exerceu a advocacia e, no mesmo, ano assumiu a Diretoria Corporativa de Relações Institucionais da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), posição que ocupou até novembro de 2013, quando ingressou na Natura.
Andrea Alvares
É vice-presidente de Marketing da Natura e membro de seu comitê executivo. Desde janeiro de 2016, lidera as unidades globais de marketing, a diretoria de marca e consumidor, a diretoria de novos negócios e a vice- presidência de inovação. Formada em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas, trabalhou por 15 anos na PepsiCo, onde ocupou a posição de diretora-geral do Negócio de Snacks na América do Sul, assim como a posição de gerente-geral da divisão de Bebidas e Snacks no Brasil. Anteriormente, trabalhou por sete anos na Procter & Gamble. Ela é integra o Conselho da Amcham, o Conselho Deliberativo do Instituto Ethos e o Conselho Consultivo do Instituto Akatu. Também faz parte da Rede de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente e do grupo Mulheres do Brasil.
Cida Bento
É coordenadora executiva do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (Ceert) e professora de psicologia social da Universidade de Austin, nos Estados Unidos. Participou do Grupo Assessor da ONU Mulheres e da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. Doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), dá consultoria sobre diversidade a várias empresas e atuou no projeto “Valorização da Diversidade”, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). É autora de diversos livros, entre os quais “Identidade, Branquitude e Negritude – Contribuições para a Psicologia Social no Brasil”, lançado em 2014.
Franklin Feder
Graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP), com MBA pelo International Management Development Institute, de Lausanne, na Suíça, foi presidente da Alcoa América Latina, vice-presidente da Alcoa Inc. e membro do Conselho Administrativo da Alcoa Foundation, sendo então responsável por liderar os negócios da companhia na América do Sul e os projetos de crescimento na região, além de trabalhar bem próximo ao governo e às comunidades para aprimorar o perfil institucional da Alcoa no país.
Jorge Abrahão
Coordenador geral da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo e Ex-Presidente e Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. É membro dos Conselhos do Global Compact da Organização das Nações Unidas (ONU), do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), do Fórum Social Mundial, da Comissão de Transparência e Controle do Senado Federal e do Conselho da Cidade de São Paulo. É também membro de conselhos de organizações como o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo, da Rede Nossa São Paulo, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, da Atletas pelo Brasil e do Global Reporting Initiative (GRI).
Oded Grajew (presidente emérito do Instituto Ethos)
Conselheiro e fundador da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, presidente emérito e integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, sócio fundador do movimento Todos pela Educação, ex-membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, ex-assessor especial do presidente da República, ex-membro do Conselho Consultivo do Global Compact, idealizador do Fórum Social Mundial, membro-fundador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), fundador e ex-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil.
Olinta Cardoso
Sócia-diretora da Matizes Comunicação; graduada em comunicação, pela Faculdade Newton Paiva, de Belo Horizonte (MG), com pós-graduação latu sensu em comunicação e gestão empresarial pela PUC Minas e especializações em gestão responsável para a sustentabilidade, pela Fundação Dom Cabral (FDC), comunicação empresarial, pela University of Syracuse/Aberje, e gestão de pessoas, pela FDC/Insead; foi diretora de Comunicação da Vale, diretora-presidente da Fundação Vale e gerente corporativa de Comunicação da Samarco.
Oscar Vilhena
Pós-Doutor pelo Centre for Brazilian Studies – St. Antonies College, Universidade de Oxford (2007), Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998-1991), Mestre em Direito pela Universid de Columbia, Nova York (1995) e Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). É Diretor da DIREITO SP, onde leciona nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e Desenvolvimento. Foi Procurador do Estado em São Paulo, Diretor Executivo do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime (ILANUD), assim como fundador e Diretor da organização Conectas Direitos Humanos. É colunista do jornal Folha de São Paulo e membro de diversos conselhos de organizações da sociedade civil, entre os quais Instituto Pro Bono e Open Society Foundations (OSF). Na advocacia, tem se concentrado em casos de interesse público junto ao Supremo Tribunal Federal.
Paulo Nigro
Paulo Nigro é formado em Engenharia Mecânica pela FAAP, com MBA pela Universidade Mackenzie e especialização em Gerência e Administração de Negócios pelo IMD Institute, em Lausanne, na Suíça. O executivo iniciou sua carreira como trainee de Engenharia na Philips, em Guarulhos (SP), em 1981, passando pela Goodyear na área de Engenharia Industrial e Automotiva. Sua primeira experiência na área comercial foi na AGA, empresa sueca que atua na área química.
Em 1991, iniciou na Tetra Pak como gerente de Vendas para a região Nordeste, deixando o Brasil no cargo de vice-presidente da Divisão de Embalagens na subsidiária do Canadá. Em 2001, assumiu a Presidência da Tetra Pak italiana, acumulando a responsabilidade de coordenar a área comercial para a Europa ocidental.
Em 2007, regressou ao Brasil como presidente para o mercado brasileiro e do Paraguai, além de liderar as operações da Tetra Pak na América Latina. Em 2014, assumiu a liderança da Tetra Pak para a Região das Américas, transferindo-se para Dallas, nos Estados Unidos, onde passou a integrar o time de liderança global da empresa. Nigro tornou-se uma referência global em sustentabilidade por conta do reconhecimento do seu trabalho na Tetra Pak.
Em novembro de 2014, assumiu a Presidência do Aché Laboratórios, iniciando um novo ciclo de gestão da companhia, que comemora 50 anos de história em 2016, objetivando o crescimento sustentável baseado em inovação. Paulo Nigro é membro do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), que lhe concedeu o prêmio Personalidade da Sustentabilidade.
Ricardo Vacaro
Engenheiro formado pela Escola de Engenharia Mauá, é diretor-geral da RL Higiene. Foi fundador e presidente da Associação Nacional dos Distribuidores de Produtos de Higiene e Limpeza, entidade que, mais tarde, se tornou a Associação Brasileira do Mercado Institucional de Higiene e Limpeza, em que atuou como VP e diretor de Relações Institucionais; foi coordenador-geral do Pensamento Nacional das Bases Empresariais. Participou por dois mandatos como membro do Conselho de Administração da Fundação Abrinq pelo Direito da Criança e do Adolescente.
Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.