Instituto Ethos

Compartilhar

Indicadores Ethos – Monitoramento de compromissos e práticas

A mobilização de empresas e diversas organizações da sociedade para a atuação nos diferentes temas do desenvolvimento sustentável é uma das frentes de trabalho do Instituto Ethos, que consiste num primeiro passo em as empresas e organizações que desejam se mostrar comprometidas com os temas propostos, se tornam signatárias de Cartas Compromissos e Pactos Empresariais, secretariados pelo Instituto Ethos ou seus parceiros.

Já são mais de 1.500 organizações signatárias. Ao se tornar signatária dessas cartas e pactos, as organizações precisam demonstrar como vem trabalhando para atender os compromissos assumidos e para esse monitoramento são utilizados os Indicadores Ethos.

Se sua organização é signatária de uma carta ou pacto abaixo, é necessário responder anualmente o questionário dos Indicadores Ethos que monitoram as práticas.

 

  • Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção – As organizações signatárias desses pactos respondem anualmente o Guia Temático: Integridade, prevenção e combate à corrupção. Composto de 13 indicadores que tratam de temas como Governança e Conduta, Praticas Anticorrupção, Sistema de Gestão de Fornecedores, entre outros. A aplicação do guia temático é pré-requisito para a organização participar do selo Empresa Pró-ética, reconhecimento público das boas práticas de Compliance e integridade realizado pela CGU e Instituto Ethos.

 

  • Carta aberta ao Brasil sobre mudança do clima – 2015 (Forum Clima) – Organizações signatárias da carta aberta ao Brasil sobre mudança do clima assumem 9 compromissos que são monitorados por meio do Guia Temático de Mudança do Clima, composto por 10 indicadores que tratam das estratégias para a economia de baixo carbono, Cadeia de Valor, gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e Atividades de Mitigação, Vulnerabilidade e Adaptação à Mudança do Clima, e Eficiência Energética e Renovabilidade da Matriz Energética.

 

  • ForumMob – Esse fórum tem como principal objetivo de estimular o diálogo entre os diferentes setores da sociedade para buscar soluções para implementação de mobilidade urbana mais sustentável, os Indicadores Ethos, guia temático Mobilidade Urbana, oferece um caminho para as empresas que desejam aprimorar suas práticas de mobilidade e contribuir para a mobilidade urbana sustentável dos territórios onde está inserida. São 15 indicadores que monitoram as práticas realizadas pelas organizações participantes do fórum.

 

 

  • Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero – A Coalizão se propõe a ser um espaço de debate, troca de experiências e estímulo à implementação e ao aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais, em um esforço coletivo para superar a discriminação de gênero e raça nas organizações. No âmbito desta iniciativa, o Guia Temático: Promoção da Equidade Racial dos Indicadores Ethos foi desenvolvido para apoiar as organizações na incorporação das práticas, e também de monitorar a atuação das empresas signatárias da coalização.

 

  • Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil – Reconhecendo o papel das empresas na promoção da aprendizagem e erradicação do trabalho infantil, as empresas signatárias da Carta de Compromisso de pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil, devem apresentar como vem atendendo os 8 compromissos da carta, aplicando o Guia Temático: Aprendizagem e erradicação do trabalho infantil, dos Indicadores Ethos. O guia é composto por 8 indicadores que apresentam as práticas empresariais e a sua evolução.

 

  • Movimento Mulher 360 (MM360) – O Instituto Ethos e o MM360 estabeleceram uma parceria para a criação e indicadores que apresentem um caminho de evolução das práticas empresariais para a equidade de gênero. As empresas associadas ao movimento têm como compromisso demonstrar anualmente como vem implementando tais práticas por meio da aplicação do Guia Temático: Promoção da Equidade de Gênero, dos Indicadores Ethos. São 12 indicadores alinhados aos 7 princípios de empoderamento das mulheres (WEPS) da ONU.

 

  • Rede Empresarial pela Inclusão Social (REIS) – Como resultado da parceria entre o Instituto Ethos e a REIS estão sendo desenvolvidos indicadores para a inclusão do profissional com algum tipo de deficiência nas empresas. Estes indicadores serão utilizados para monitorar os compromissos assumidos pelas empresas signatárias da REIS. O lançamento do Guia Temático: Inclusão da pessoa com deficiência será lançado no final de abril de 2018.

 

Além dos pactos e cartas compromissos, o sistema on-line atende a outras iniciativas:

  • Rating Integra – Uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), do Instituto Ethos e da Atletas pelo Brasil, é um vetor de mudança e indutor de boas práticas de governança, integridade, transparência e gestão entre confederações esportivas, federações e clubes. Foi criado com o propósito de medir o grau de adaptação de uma determinada entidade esportiva às práticas esperadas por seus patrocinadores, atletas e a sociedade brasileira como um todo. Está inserido na plataforma dos Indicadores Ethos e disponível para as entidades esportivas que desejam fazer sua autoavaliação e aderir ao rating.

 

  • Cadeia de Valor Além da aplicação dos indicadores com o objetivo de monitoramento de compromissos e pactos desenvolvidos pelo Instituto Ethos e seus parceiros, o sistema on-line permite o monitoramento das práticas desenvolvidas por fornecedores, distribuidores, clientes, grupos empresariais, entre outros elos da cadeia de valor de empresas ou entidades empresariais que desejam desenvolver a sustentabilidade em sua esfera de influência. A funcionalidade Cadeia de Valor é utilizada nos Programas de Desenvolvimento da Cadeia de Valor realizado pelo Instituto Ethos em parceria com suas associadas ou associações empresariais. Para saber mais agende uma visita e solicite uma proposta com Leonardo Augusto Dufloth, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3897-2435

CONTATO

© 2016 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.