Indicadores Ethos/Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis

Compartilhar

Versão Intermediária

 

Versão Intermediária para Aplicação-Piloto

 

Com os insumos produzidos a partir das consultas públicas virtuais e presenciais e de análises técnicas, a Versão Intermediária foi desenvolvida estabelecendo as convergências entre os Indicadores Ethos, a Norma ABNT NBR ISO 26000 e as Diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative.

Nesse processo a seguinte lógica foi usada para cada iniciativa:

Norma ABNT NBR ISO 26000 – Os Indicadores Ethos foram revistos à luz da ISO 26000 na  proposição de práticas de gestão da responsabilidade social. Essa relação teve forte influência na estruturação do questionário.

Diretrizes GRI G3 e G3.1 – A proposta de convergência não se limitou a uma correspondência de conteúdo, indo além no tratamento dos aspectos abordados pela GRI G3 e G3.1.

As reflexões foram feitas para melhor apoiar a gestão da responsabilidade social, cuja relação entre os Indicadores Ethos e as Diretrizes da GRI é de complementaridade.

No desenvolvimento da versão final da terceira geração está prevista a ampliação da convergência na relação com a GRI G4.

Organização do Questionário

A partir das correlações, o questionário foi dividido em dois eixos:

Avaliação da Gestão com Responsabilidade Social – Trata da gestão da responsabilidade social como um todo na organização, a partir da definição de princípios que balizarão a conduta de seus empregados e a atuação da empresa em sua esfera de influência, assim como os mecanismos e processos de gestão que garantirão integrar a responsabilidade social à gestão, considerando as expectativas e perspectivas das partes interessadas.

Os temas abordados são:

– Incorporação dos Princípios de Responsabilidade Social

– Práticas de Gestão

– Relacionamento com Partes Interessadas.

Avaliação dos Temas Centrais da Responsabilidade Social – Aborda a maneira de como a empresa trata os temas centrais da responsabilidade social, elencados inicialmente por temas e, posteriormente, seguindo a organização dos Indicadores Ethos em partes interessadas. Os temas desse eixo são: Governança, Direitos Humanos, Público Interno, Meio Ambiente, Cadeia de Valor, Comunidade e Sociedade, Governo, Mercado.

Para mais informações, acess o PDF da Versão Intermediária.

APLICAÇÃO-PILOTO

A Versão Intermediária foi aplicada em caráter experimental entre 07 de outubro e 14 de dezembro de 2011, em empresas que se voluntariaram a testar esta versão.

A aplicação-piloto teve os objetivos de:

  • Verificar a aplicabilidade entre empresas de diferentes perfis;
  • Identificar questões e necessidades específicas que precisem ser incorporadas no instrumento ou no processo de desenvolvimento dos IE-3;
  • Reconhecer padrões comuns às empresas, apesar de seus diferentes contextos;
  • Coletar a avaliação dos usuários sobre a ferramenta e sua funcionalidade.

No final dessa aplicação, as empresas receberam o seu relatório de diagnóstico produzido pelo Instituto Ethos e, em seguida, foram consolidados dando origem a outro relatório para conhecimento público. O Relatório Consolidado da Aplicação-Piloto dos Indicadores Ethos – 3ª Geração pode ser baixado clicando aqui.

AGRADECIMENTOS

O Instituto Ethos agradece a todos os envolvidos que dedicaram boa parte do tempo na construção da Versão Intermediária, fundamentais para o sucesso da conclusão dessa versão. Para saber quais foram os participantes, clique aqui.

 

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.