Instituto Ethos

Compartilhar

Programa de Estágio Diversidade

Eixo temático

• Comunidade

• Sociedade

 

Data de início

2005

 

Principal objetivo

da prática Contribuir para o desenvolvimento da cidadania e da capacitação de jovens negros, trazendo para o ambiente de trabalho do Itaú Unibanco jovens que tenham uma perspectiva na vivência da diversidade, além de cooperar para a diminuição da desigualdade social.

 

Motivação

A empresa tem como princípios a justa competitividade diante das diferenças, a heterogeneidade na organização e a implantação de políticas e projetos de valorização e promoção da diversidade.

 

Descrição da prática

O programa teve início em São Paulo e se expandiu para a cidade de Belo Horizonte e para outras Unidades da Federação – Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Pernambuco – além da cidade de Belo Horizonte. O objetivo é garantir a inclusão de jovens negros nos diferentes programas de estágio conduzidos pela área. A inclusão pode ocorrer em qualquer área ou região do país onde haja candidatos com o perfil indicado.

Sua divulgação foi realizada internamente e externamente, adotando as mesmas práticas de comunicação dos diferentes programas de desenvolvimento da organização. Com dois anos de duração e remuneração compatível com o mercado, alia aprendizado on the job a treinamentos corporativos.

Em seus oito anos de existência, passou por estágios de aperfeiçoamento e adequações:

2005 – Distribuição de Kit de Diversidade, com informação sobre o programa de estágio e parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares;

2006 – Parceria com a Educafro para divulgação das vagas;

2007 – Expansão: Belo Horizonte, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Bahia;

2008 – Nova expansão: Paraná, Goiás e Pernambuco;

2009 – Revisão do programa, adequando perfil e formato para atender à Lei de Estágio e à grade de treinamento do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC) e do Programa de Estágio do Corporativo; divulgação para outras faculdades; foco de contratação somente em São Paulo; sensibilização conjunta (gestores e estagiários); formatura

2010 – Inclusão de padrinho;

2013 – Reavaliação do modelo de contratação e treinamento, com o objetivo de não ter programa específico para contratação de negros, mas sim garantir sua inclusão em todos os programas hoje existentes na holding.

Em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a empresa participa de grupo de discussão sobre a temática, com apresentação de suas práticas e discussão de novas possibilidades de atuação.

 

Parcerias

• Universidades; Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro);Federação Brasileira de Bancos (Febraban)

 

Ferramentas de gestão

Todo o programa é acompanhado e monitorado pela área de Diversidade do banco, com indicadores de efetivação e avaliações do desenvolvimento dos estagiários. Em 2013, foi criado vídeo institucional sobre Valorização da Diversidade. Por meio do depoimentos de colaboradores, foram trabalhados temas como raça negra; mulher em cargo de liderança; inclusão de pessoas com deficiência; inclusão de jovens através do Programa Aprendiz; diversidade cultural; relação do jovem e pessoas mais velhas; diversidade religiosa. Além do vídeo, foram desenvolvidas peças para campanha interna com o propósito de também trabalhar temas como pessoa com deficiência; relação no trabalho do jovem e pessoas mais velhas; diversidade cultural; diversidade racial (raça negra).

 

Investimento

Treinamento adicional dos jovens no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC), da Unicamp. A infraestrutura é a mesma dos programas de desenvolvimento de estagiários adotados pela empresa. Patrocínio do Troféu Raça.

 

Resultados e benefícios

Já foram realizadas oito turmas, num total de 220 jovens. A representatividade de jovens negros nos programas de estágio é de 23%. O percentual de efetivação em 2013 é de 45%. Atualmente, há 38 estagiários na empresa. Prêmios que temos participado ao longo dos anos, a maior parte das vezes liderada pelo Profº José Vicente – Troféu Raça e Menção Honrosa, Revista Raça).

 

Contato

Nome: Ana Clara da Silva Pinto

E-mail: [email protected]

 

Dados da empresa

Nome: Itaú Unibanco

Setor: Financeiro

Porte: Grande

Localização: São Paulo (SP)

Website: www.itau.com.br/carreira

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.