Eixo temático
• Comunidade e Sociedade
Principal objetivo da prática
Possibilitar o desenvolvimento de adolescentes e jovens em situação de risco social para a inserção no mundo do trabalho de produtos com melhor desempenho ambiental ao longo de seu ciclo de vida.
Motivação
O Projeto Futuro Digital, desenvolvido por meio do Instituto Maria Madalena Oliveira Cavalcante (Immoc), nasceu da reflexão do presidente da JBR Engenharia Ltda., junto a seus colaboradores, sobre as questões sociais da contemporaneidade.
Pesquisas realizadas pelo Dieese em 2004 indicavam que os jovens com mais de 16 anos correspondiam a 27% da população economicamente ativa, mas os resultados demostraram que 45,2% estavam desempregados. Também verificaram que, em geral, os jovens assumiam atividades de trabalho informal, sem proteção das leis trabalhistas e com rendimento extremamente baixo. Além disso, foi observado como uma das desvantagens daqueles de baixa renda o fato de terem de acumular as tarefas profissionais e domésticas com os estudos.
Em Pernambuco, o quadro não é diferente. Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, 1,7 milhão de pessoas, na faixa de 15 a 24 anos, são vítimas de diversas carências sociais. Metade desse contingente está fora da escola. São jovens à margem do mercado de trabalho, da profissionalização, da cultura e da educação. Segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano do Recife, Pernambuco é o quinto Estado mais desenvolvido do país, no entanto 30% de sua população, cerca de 410 mil pessoas, sobrevive com renda inferior a meio salário mínimo. Também foi registrada grande desigualdade na educação: as pessoas com menor nível de renda per capita estudam em média quatro anos, tempo três vezes inferior à média das pessoas com maior nível educacional (13 anos), em termos de Unidade de Desenvolvimento Humano (UDH).
Situado no bairro recifense de Campo Grande e circundado por comunidades carentes identificadas como Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), o Immoc foi criado em 2002 na perspectiva de assumir o braço social da empresa rumo a uma sociedade mais digna e justa, estimulando diversas parcerias em ações promovidas com base em uma filosofia que privilegia um modelo de gestão voltado a uma melhor qualidade de vida da comunidade de interesse de seu contexto empresarial, notadamente no entorno de sua sede, como extensão dos princípios vivenciados dentro da empresa.
Nasceu com a proposta de atuar junto a crianças, adolescentes e jovens dessas comunidades e em seu grande potencial, flexibilidade e disposição para abraçar causas nobres em prol da sociedade, contribuindo com o processo de transformação social no atual contexto socioeconômico. O instituto entende que cabe a uma parcela organizada da sociedade civil, representada pelo terceiro setor, investir no desenvolvimento de talentos humanos, reconhecendo-os e respeitando-os para formar cidadãos éticos, fortalecidos em suas expectativas de viver em um mundo melhor, com base em valores humanos como respeito, solidariedade, honestidade, que lhes garantam integridade física e psicológica, educação de qualidade e emprego.
Descrição da prática
Anualmente é elaborado pela diretoria e pelos voluntários do projeto o planejamento das ações, de acordo com as necessidades da comunidade e os resultados do ano anterior.
• Critérios para seleção de 30 adolescentes/jovens por ano:
• Atividades desenvolvidas:
• Educação ambiental, cultura e lazer:
• Atendimento psicológico:
• Mecanismos para comunicação:
A participação da comunidade, na prática, se dá de forma direta e ativa, desde o primeiro momento, que é o da divulgação e seleção. Quem divulga e faz a pré-seleção são os próprios jovens atendidos anteriormente pelo projeto. Cada um apresenta três outros, sejam da comunidade, sejam parentes diretos ou indiretos. Dessa forma, cria-se um elo de responsabilidade e de pertencimento entre eles.
Todas as ações do Projeto Futuro Digital são apoiadas por voluntários do quadro de pessoal da JBR e profissionais de diversas áreas de atuação, entre as quais psicologia, serviço social, arquitetura, engenharia, educação, pedagogia, comunicação e tecnologia da informação.
Parcerias
As parcerias a seguir foram estabelecidas desde a criação do Immoc:
Investimento
• Recursos humanos:
Todas as ações do Projeto Futuro Digital são apoiadas por voluntários do quadro de pessoal da JBR Engenharia, que disponibiliza um colaborador em tempo integral para cuidar do instituto e estimula os demais a exercer voluntariamente alguma atividade em seu horário de trabalho, sem ônus de sua ausência, além de profissionais de diversas áreas de atuação. Atualmente são 29 voluntários, além do colaborador.
• Recursos financeiros:
Estabelecido no planejamento estratégico anual da JBR, o projeto é estimado em R$ 200 mil para sua realização durante o período de um ano. Nesse valor estão computadas as horas dos voluntários e o custo fixo de funcionamento do Immoc.
• Recursos físicos:
O Immoc desenvolve as atividades do projeto na sede da JBR Engenharia, com seus espaços definidos:
Resultados e benefícios
• Abrangência e beneficiários:
• Cerca de 300 jovens já passaram pelo Immoc e o índice de inserção no mundo do trabalho alcança 80%, em média. Outro indicativo importante é a volta desses jovens à sala de aula, assim como sua entrada na faculdade, em grande parte dos casos.
Ferramentas de gestão
• A coordenação e o gerenciamento da prática ficam sob a responsabilidade da diretoria do instituto, que promove reuniões mensais com voluntários internos e externos, visando ao monitoramento das atividades e dos resultados.
• As ferramentas gerenciais utilizadas para o acompanhamento da prática são:
Contato
Nome: Pedro Pereira Cavalcante Filho
E-mail: [email protected]
Dados da empresa
Nome: JBR Engenharia Ltda.
Setor: Consultoria dedicada à elaboração de projetos multidisciplinares de engenharia e de arquitetura e ao gerenciamento e supervisão de obras de grande porte
Porte: Pequeno
Localização: Recife (PE)
Website: www.jbr.eng.br
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