Instituto Ethos

Compartilhar

NORD Electric

Gestão Participativa

 

Eixo temático

• Direitos Humanos

• Público Interno

• Meio Ambiente

• Cadeia de Valor

• Comunidade e Sociedade

• Governo e Mercado

 

Principal objetivo da prática 

Equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental) no direcionamento com o Planejamento Estratégico.

 

Público-­alvo

Público interno e stakeholders.

 

Data de início da prática

Setembro de 2008.

 

Motivação 

A aplicação da Gestão Sustentável na NORD Electric foi considerada um marco de gestão estratégica da empresa. Seu objetivo é melhorar os resultados e crescer com sustentabilidade por meio de um orçamento planejado com metas de receitas e despesas, tornando-­‐se uma ferramenta poderosa de gestão que orienta a empresa. A implementação da prática começa com o planejamento estratégico, alinhado à equipe em busca da melhoria contínua.

 

Descrição da prática 

A prática consiste na avaliação e no direcionamento das ações relacionadas à gestão da empresa como um todo econômico, social e ambiental, baseado em um planejamento estratégico alinhado com a sustentabilidade. Assim, a diretoria e as gerências se reúnem mensalmente para análise e avaliação da empresa, com o auxílio de consultoria externa nos acompanhamentos e avaliações. Além dessas reuniões, há um encontro semanal para gerenciamento e tratativas de ações mais pontuais, que requerem uma análise imediata.

A partir dessa estruturação, todas as ações da empresa passaram pela análise da gestão, e cada medida é tratada de acordo com seu orçamento e cronograma específico. A construção da nova sede da empresa foi uma das maiores ações, na qual ficam evidentes os resultados que a gestão sustentável pode proporcionar. No edifício, certas características visam a preservação e utilização dos recursos naturais de maneira sustentável: coleta de água da chuva, energia elétrica complementar (eólica e solar), climatização da área fabril, cabine de pintura, monitoração de energia elétrica, água da concessionária e da chuva via internet, grandes janelas e sacadas, películas especiais nas janelas, piso de Paver e orientação solar do edifício. A universidade comunitária Unoesc procurou a empresa e desenvolveu um programa junto à Fapesc para realizar um projeto de visitação empresarial, e a NORD Electric foi escolhida como empresa-­‐piloto pelas práticas de sustentabilidade que adota.

 

Parcerias

Acic (Associação Comercial e Industrial de Chapecó), universidades (Unochapecó, Unoesc, IF-­‐SC, UFFS, Uceff, Celer), FCTER (Fundação Científica e Tecnológica de Energia Renováveis), Programa Verde Vida, Programa Viver, Apae.

 

Investimento

Os investimentos da prática por si só, a partir dos quais são definidos todos os demais, conforme o sistema de gestão compreende, são estes:

• Consultoria externa;

• Ambiente externo para as reuniões mensais de planejamento;

• Recursos humanos; e

• Diretoria e Gerências.

 

Ferramentas de gestão

Indicadores do sistema de gestão da qualidade ISO:9001-­‐2008 (pesquisa de satisfação, não conformidades com processo de produção) e um diagnóstico de cada setor quanto a desempenho, perspectivas de negócios, inovação,  pesquisa e desenvolvimento e infraestrutura necessária para implantação. Com isso, gera-­‐se um plano de ação que vai sendo monitorado e avaliado a cada reunião.

 

Resultados e benefícios

Vários resultados foram obtidos. O sistema de gestão sustentável proporcionou melhoria na gestão de pessoas, redução de custos e valorização da marca, além do reconhecimento pelas práticas da sustentabilidade. Uma forma de se quantificar esse fator é pelo número de visitas que a empresa recebe: no ano de 2011 foram mais de 250, entre autoridades, empresários, acadêmicos, fornecedores, clientes e comunidade em geral. Isso demonstra o impacto que as medidas e os diferenciais adotados causaram nos stakeholders. Com a prática, aumentaram as atividades sociais em meio à comunidade e no apoio a entidades, e também foram abertas as portas para novas parcerias comercias, novos negócios, viagens ao exterior e programa de parcerias com universidades locais, buscando o desenvolvimento da cidade.

No cotidiano de trabalho busca-­‐se a satisfação completa dos clientes, sempre mantendo um relacionamento transparente e ético, o qual apresenta perfil fidedigno e de longo prazo. A partir disso e com o intuito de avaliar o nível de comprometimento e satisfação, aplica-­‐se periodicamente uma pesquisa, cujo principal objetivo é destacar fatores com potencial de melhoria e garantir a imagem construída como a melhor empresa do segmento. A avaliação tem sido positiva, com 85% de satisfação dos  clientes  em 2010.  São analisados  itens  como Atendimento Geral, Condições Negociadas, Conhecimento Técnico, Soluções/Inovações e Qualidade dos Produtos e Serviços. Assim, há uma busca constante para que os funcionários estejam alinhados aos valores compartilhados, à missão e à visão da empresa, que são conduzidos pelo modelo de gestão sustentável adotado.

O planejamento estratégico e o sistema de gestão adotado possibilitou inovação também em tecnologia e principalmente em parcerias para desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços, como a joint venture que está sendo estabelecida entre NORD e OPTOI, empresa italiana de microeletrônica, além do projeto de uma packaging house em Chapecó (SC).

Para inovar é preciso, acima de tudo, um ambiente propício, e este é outro fator identificado no decorrer do acompanhamento da prática. Além dos aspectos de parcerias e novos negócios, a prática proporcionou oportunidades e reconhecimento por meio de visitas, consultas e da participação em programas como o Projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor, desenvolvido e coordenado pela FGV. A NORD foi selecionada como um dos casos de destaque, após a análise de 24 casos recebidos, dos quais onze foram pré-­‐selecionados para a realização de visitas técnicas. Dessas, a empresa foi uma das seis escolhidas, por apresentar práticas inovadoras de sustentabilidade na cadeia de valor de grandes corporações.

 

Informações adicionais

A empresa foi reconhecida nas seguintes premiações:

Certificação de Responsabilidade Social 2012; Programa da Fundação Getúlio Vargas – Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor; 1º lugar FIESC/CNI: categoria Desenvolvimento Sustentável (2010).

1º lugar Troféu Onda Verde – Expressão Ecologia: categoria Tecnologia Socioambiental (2010). Homenagem da Camargo Corrêa: destaque no Programa Parcerias para a Sustentabilidade (2010). Destaque Municipal – Troféu Desbravador: categoria Desenvolvimento Tecnológico (2010).

Nelson Akimoto eleito Empresário do Ano: Associação Comercial e Industrial de Chapecó (2011). Essas informações e o Relatório de Sustentabilidade estão disponíveis no site da empresa.

 

Contato

Nome: Nelson Eiji Akimoto e Tiago Zanela Klein

E-­‐mail: [email protected] e [email protected]

 

Dados da empresa

Nome: NORD Electric S.A.

Setor: Engenharia Elétrica

Porte: Médio

Localização: Santa Catarina

Website: www.nord.eng.br

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.