Instituto Ethos

Compartilhar

Oficina Promoção da Equidade Racial

A população brasileira é formada por 52,9% de pessoas negras, considerando pretos e pardos (nomenclatura adotada pelo IBGE). Tal composição demográfica do nosso país há longo dos anos vem sendo sub-representada nos quadros funcionais e executivos das empresas, o que pode ser observado na última edição do Perfil Racial, Social e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil. Acreditamos que as empresas podem contribuir para transformar essa realidade. Afinal, elas têm condições de oferecer oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional para todos. Além disso, ao exercer uma influência positiva sobre seus empregados e sobre os indivíduos e organizações de suas relações, elas podem auxiliar na criação de espaços mais inclusivos, mais abertos às diferenças e, consequentemente, mais inovadores.

Para contribuir com o debate e instrumentalizar as empresas e profissionais, o Instituto Ethos tem desenvolvido ao longo dos anos referencias e ferramentas que apoiam a gestão. Nesse sentido, na parceria com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) foi desenvolvido em conjunto os Indicadores Ethos-Ceert para promoção da Equidade Racial, que considera a multidiversidade de raças e etnias do Brasil, mas foca na discussão das políticas e práticas das empresas para a não discriminação, inclusão e ascensão dos negros e negras no mercado de trabalho, uma vez que essa parcela da população é a que mais sofre com a desigualdade social em nosso país.

Os participantes da oficina conhecerão a ferramenta e discutirão os desafios e oportunidades para a promoção da Equidade Racial.

SOBRE OS INDICADORES ETHOS-CEERT PARA PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL

Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão que apoia as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio, de modo que esse venha a ser sustentável e responsável.

Desde sua criação em 2000, mais de 3.700 empresas utilizaram a ferramenta, que traduz os conceitos da sustentabilidade em práticas empresariais e apresenta um caminho para a evolução da gestão do tema na empresa.

Os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis têm como foco avaliar o quanto a sustentabilidade e a responsabilidade social têm sido incorporadas nos negócios, auxiliando a definição de estratégias, políticas e processos. A atual geração, apresenta uma nova abordagem para a gestão das empresas e procura integrar os princípios e comportamentos da RSE com os objetivos para a sustentabilidade, baseando-se num conceito de negócios sustentáveis e responsáveis.

Os Indicadores Ethos-Ceert para Promoção da Equidade Racial, são um guia temático dos Indicadores Ethos que aprofundam as questões relacionadas a promoção da igualdade de oportunidade e da diversidade, com foco na questão racial.

Além de destacar a questão ética envolvida na busca por um tratamento igualitário e justo para todos os indivíduos, o guia temático aborda a promoção da diversidade como um diferencial competitivo, que pode gerar benefícios para os negócios. O guia apresenta um caminho de oportunidades para as empresas, uma vez que a diversidade colabora para a criação de ambientes mais criativos e produtivos.

Saiba mais em www.ethos.org.br/indicadores

OBJETIVO DO CURSO

Discutir e alinhar conceitos a respeito do tema e capacitar os participantes na metodologia de aplicação dos Indicadores Ethos-Ceert para Promoção da Equidade Racial nas empresas e organizações onde atuam.

 

A QUEM SE DESTINA

Profissionais das áreas de Recursos Humanos, Diversidade, Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Planejamento Estratégico e áreas afins; interessados em geral.

 

CONTEÚDO

A oficina é ministrada pela equipe do Instituto Ethos e do Ceert e foi estruturado de forma a ser um espaço de troca de experiências, com dinâmicas e exercícios práticos.

– Contexto histórico Brasileiro;

– Alinhamento de conceitos;

– Estrutura do questionário e conteúdo;

– Metodologia de aplicação;

– Sistema on-line – Módulo de Diagnóstico;

 

 

AGENDA MAIO/2017

Quando: 18 de maio de 2017;

Duração: 4 horas;

Horário: Das 14h00 às 18h00;

Local: Sede do Instituto Ethos (São Paulo);

Inscrições gratuitas pelo link:  http://www3.ethos.org.br/conteudo/inscricao-evento?id=718

 

Quando: 25 de maio de 2017;

Duração: 4 horas;

Horário: Das 14h00 às 18h00;

Local: Sede Coelba;

Endereço: Av. Edgar Santos, 300 – Salvador/BA;

Inscrições gratuitas pelo link:  http://www3.ethos.org.br/conteudo/inscricao-evento?id=719

 

AGENDA JUNHO/2017

Quando: 02 de junho de 2017;

Duração: 4 horas;

Horário: Das 14h00 às 18h00;

Local: Sede Enel;

Endereço: Praça Leoni Ramos nº 01, Bloco 2 – Niterói/RJ;

Inscrições gratuitas pelo link:  http://www3.ethos.org.br/conteudo/inscricao-evento?id=720

 

 

DEMAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3897-2400. Horário de atendimento: das 10h00 às 16h00, de segunda a sexta.

IMPORTANTE: A oficina será realizada apenas se alcançarmos o número mínimo de participantes estipulado pelo Instituto Ethos para sua viabilidade. Após recebermos sua inscrição, você será avisadx sobre a confirmação da realização da oficina.

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.