O Instituto - Posicionamentos

Compartilhar

Ethos convida empresas e organizações a se engajarem em ações de defesa da democracia e do processo eleitoral

Instituto Ethos assina “Manifesto: Exerça o voto, respeite o pleito e escolha a democracia”

 

Há mais de 20 anos o Instituto Ethos atua em defesa da democracia e da construção de uma sociedade mais justa e sustentável.  Temos traçado estratégias para ações efetivas de responsabilidade social das empresas. Um exemplo é o recém-lançado “Guia de Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral”, que apresenta recomendações e diretrizes atualizadas para as empresas e organizações atuarem de forma socialmente responsável durante e após o encerramento dos processos eleitorais, seja no âmbito municipal, estadual ou federal.

No próximo domingo, 2 de outubro, será realizado o primeiro turno das eleições brasileiras. À medida que a data se aproxima, temos assistido um aumento da violência política ocasionada pela polarização de opiniões e de ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral em uma escalada antidemocrática. A eleição é um momento importante da democracia e não podemos abrir margem para a fragilização das instituições. Apoiamos a condução transparente e íntegra do TSE no processo eleitoral.

Frente a este cenário, o Instituto Ethos aderiu ao “Manifesto: Exerça o voto, respeite o pleito e escolha a democracia”, uma iniciativa do Pacto pela Democracia, que conta com a adesão representativa de organizações da sociedade civil. O manifesto tem o objetivo de contribuir para que as eleições de 2022 no Brasil sejam a expressão de uma sociedade engajada com o fortalecimento democrático.

Neste momento, o exercício da responsabilidade social pelas empresas também é defender a democracia como base de uma sociedade íntegra, justa, próspera e plural. Nós do Ethos convidamos as lideranças das empresas associadas e todas aquelas que desejarem se somar, a exercerem sua responsabilidade social e conhecerem e a divulgarem o Manifesto.

Também recomendamos que as lideranças das empresas associadas ao Ethos se engajem em ações e iniciativas que busquem garantir que a população brasileira possa exercer a sua cidadania e votar em um ambiente tranquilo, seguro e democrático. Empresas e organizações democráticas da sociedade civil precisam se manter mobilizadas e engajadas para contribuir com uma eleição pacífica, livre e cidadã.

 

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.