O Instituto - Posicionamentos

Compartilhar

Ethos repudia afastamento de presidente da CBF, que pode se tornar uma absolvição

Punição branda para denúncias de assédio sexual estimula má conduta

Motivados por nosso papel na promoção de um ambiente esportivo mais ético, transparente e com sistemas de integridade mais sólidos, nós, do Instituto Ethos, manifestamos nosso repúdio à decisão da Comissão de Ética da CBF que definiu o afastamento pelo período de 15 meses do presidente da instituição, Rogerio Caboclo, como penalidade por seu envolvimento com denúncias por assédio sexual e moral contra funcionárias da Confederação Brasileira de Futebol.

Segundo noticiado pela imprensa, a punição branda, por ‘conduta inapropriada’, – que possibilita o retorno de Caboclo à presidência antes do encerramento de seu mandato e que deve ser ratificada pela Assembleia Geral na próxima semana – pode se tornar uma absolvição, uma vez que, na impossibilidade de convocação de novas eleições para a posição, parece haver uma preferência pela manutenção de Caboclo.

A maior organização de administração esportiva não deveria ser tolerante com casos de assédio, muito menos com meios escusos para o silenciamento de mulheres que os denunciam, como no caso em questão, o oferecimento de R$ 12 milhões para que uma das denúncias fosse retirada. A decisão da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro desencoraja que novas denúncias sejam feitas, estimula más condutas e induz omissões.

Esperávamos mais rigor da CBF, principalmente pelo movimento que a organização fez no sentido de estabelecer políticas e mecanismos de integridade e transparência na entidade. Ao que parece, as motivações políticas ainda precedem o compromisso com a justiça, a ética, com o que é certo a se fazer.

Nossa solidariedade às mulheres denunciantes.

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.