Instituto Ethos

Compartilhar

Instituto Ethos expressa solidariedade à ministra Ana Moser

Nota emitida por diversas organizações esportivas conta com apoio do Instituto Ethos

06/09/2023

O Instituto Ethos se solidariza com nota emitida pela ATLETAS PELO BRASIL, COMISSÃO DE ATLETAS DO COB, CONSELHO DE ATLETAS DO CPB E DO MOVIMENTO ESPORTE PELA DEMOCRACIA, e reitera que a ministra Ana Moser tem o nosso apoio para continuar avançando rumo às mudanças necessárias na estrutura da política pública de esporte do país, visando a democratização de seu acesso a toda população brasileira e buscando promover uma gestão integra, transparente e responsável das entidades de gestão do esporte e de práticas esportivas.
A demissão da ministra Ana Moser significa também o abandono dos compromissos assumidos nas eleições de 2022 e reduz ainda mais a representação de mulheres à frente do governo federal.

Nota publicada dia 05/09
“A Atletas pelo Brasil, a Comissão de Atletas do COB, o Conselho de Atletas do CPB e o Movimento Esporte pela Democracia vêm a público manifestar sua apreensão com uma possível mudança no comando do Ministério do Esporte – segundo a imprensa vem noticiando.

Ainda durante a campanha presidencial em 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro com representantes da área, disse que era necessária uma “revolução” na política pública de esporte, uma que ajudasse a “construir uma boa política de esporte para este país, da infância até a terceira idade”.

É justamente isso que a ministra Ana Moser tem se dedicado a fazer desde o início de sua gestão, mesmo com uma equipe reduzida e recursos escassos. É imperioso notar que, não fosse ela, não seria este o rumo da política de esporte.

Lamentamos que, menos de um ano depois, em nome de uma pretensa governabilidade, o governo do presidente Lula possa vir a romper com seu discurso e promessas e, colocando o Ministério do Esporte na mesa de negociações políticas, aniquile toda e qualquer possibilidade de que a política de esporte que o Brasil precisa seja efetivamente implementada.

O esporte não é moeda de troca. Nos sentimos envergonhados e desprestigiados, vendo que o esporte no Brasil continua sendo encarado como algo menor.

A ministra Ana Moser tem o nosso apoio e o da comunidade esportiva para continuar avançando rumo às mudanças necessárias na estrutura da política pública de esporte do país, visando a democratização de seu acesso a todas as brasileiras e brasileiros.”

 

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.