O Instituto - Posicionamentos

Nota de repúdio aos ataques e ameaças à Repórter Brasil

Instituto Ethos presta solidariedade à ONG

A ONG Repórter Brasil, referência brasileira na temática do combate ao trabalho escravo e importante parceira da Articulação dos empregados rurais do Sul de Minas Gerais (ADERE-MG), Centro de Informações sobre Empresas e Direitos Humanos, Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Conectas, InPACTO, Instituto Ethos e Oxfam Brasil, em diversas iniciativas, vem sendo atacada por hackers que exigem a retirada do ar de suas reportagens.

No dia 06 de janeiro de 2021, uma série de ataques virtuais tirou o site da Repórter Brasil do ar por algumas horas. Em seguida, a equipe da ONG recebeu um e-mail anônimo, com ameaça de novos ataques caso as matérias de 2003 a 2005 não fossem apagadas. Na manhã do dia 07 de janeiro, a sede da ONG passou por uma tentativa de invasão física. O portão de entrada da entidade terá que passar por reparos em razão disso. No dia seguinte, a organização recebeu nova ameaça, em que os hackers impuseram um ultimato até dia 11 de janeiro. A ONG Repórter Brasil não atendeu às exigências e, na mesma data, os ataques voltaram e novamente o site da organização foi derrubado por algumas horas.

Prestamos nossa solidariedade à ONG Repórter Brasil e repudiamos a tentativa criminosa de intimidar e de cercear a liberdade de expressão e de imprensa desta importante organização que atua na defesa dos direitos humanos. Trata-se de uma lamentável ameaça ao direito à informação e nos alerta para um novo tipo de assédio, a censura pela violência digital, tendo como alvo veículos livres e plurais, tal como a Repórter Brasil, organização de jornalismo investigativo no combate às violações de direitos humanos e socioambientais.

Cobramos apuração rápida e rigorosa por parte das autoridades competentes, para que os responsáveis sejam identificados e processados nos termos da lei. A liberdade de expressão e de imprensa são direitos fundamentais essenciais para a democracia e o debate plural de ideias e precisam ser rigorosamente preservados.

Articulação dos empregados rurais do Sul de Minas Gerais (ADERE-MG)

Centro de Informações sobre Empresas e Direitos Humanos

Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG)

Conectas

InPACTO

Instituto Ethos

Oxfam Brasil

Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

• endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.