O Instituto - Posicionamentos

Compartilhar

Somos pelo pluriálogo

Todos os segmentos da sociedade devem ser chamados a participar

Só pelo pluriálogo construtivo conseguiremos transformar o Brasil em um País melhor.

Não por monólogos ou embates e sim pela busca de entendimento, por meio de diálogos múltiplos e plurais, que desaguem em compromissos. Para sairmos da crise que sofremos há quase dois anos e chegarmos juntos à Nação melhor e mais justa que todos almejamos.

Nestes dias atuais, temporariamente vencedores ou derrotados, ou somos torcedores fanáticos e ruidosos de um dos times, dispostos a vaiar agressivamente o oponente, ou acabamos alienados do debate.

Todos os segmentos da sociedade devem ser chamados a participar. E que estejam efetivamente decididos a escutar os demais. A construção de um amanhã melhor, não o ganho imediato, deve ser a meta de todos os participantes. Para tanto, é essencial que se assumam e cumpram compromissos. Como tais compromissos só serão alcançados por mediação, é claro que todos devem estar não sedentos por vitória total, mas dispostos também a ceder algum espaço, quando isso significar o fortalecimento da Nação. É igualmente indispensável que os participantes estejam alinhados com a meta de que o Brasil precisa avançar, não retroceder.

Há mais de dezoito anos o Instituto Ethos e seus parceiros vêm promovendo valores que são fundamentais se realmente quisermos construir esse País melhor, não apenas sonhar com ele. Integridade pessoal e empresarial, respeito aos direitos humanos, democracia, liberdade de expressão, a saúde do planeta são os principais desses valores.

E é com essa credencial que propomos o pluriálogo nacional, a soma de todos, como a única saída construtiva para a amarga realidade que hoje nos divide – e que pode efetivamente nos levar ao Brasil dos nossos sonhos.

Brasil, 18 de abril de 2016

Foto: Nappy

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.