Áreas de Atuação/Direitos Humanos

Compartilhar

Desenvolvimento Territorial Sustentável

PROJETO CONCLUÍDO

O Grupo de Trabalho Empresas e Desenvolvimento Territorial Sustentável tem como objetivo promover a convergência de ações entre empresas e outros atores da sociedade local, tendo em vista o desenvolvimento sustentável dos territórios em que atuam. Como efeito dos processos de globalização, economias locais sofrem enfraquecimento ou passam por desenvolvimento desordenado. Apesar da instalação de grandes empresas nesses territórios, constata-se ainda acentuada dificuldade de criação de canais para impulsionar o desenvolvimento local e oferecer alternativas mais efetivas para a erradicação da pobreza.

A manutenção desse processo aprofunda as distâncias sociais e econômicas entre ricos e pobres em um mesmo território e, consequentemente, entre grandes empresas e pequenos empreendimentos locais impedindo a formação de um ambiente adequado para o estabelecimento de relações de negócios que dependem fortemente de um ambiente de diálogo e confiança.

Por outro lado, nos mesmos territórios onde estão instaladas as grandes e médias empresas, observamos cada vez mais o nascimento de iniciativas econômicas locais, como alternativas com forte impacto na geração de trabalho e renda, muitas vezes construídas a partir de organizações sociais e das vocações territoriais.

O grupo de trabalho foi lançado em 2010, e tem como base para sua atuação a Agenda de Compromissos Empresariais pelo Desenvolvimento Territorial Sustentável. O projeto desenvolve metodologias de trabalho, realiza levantamento de informações sobre a atuação das empresas e organiza atividades para disseminação destes conteúdos, tendo em vista subsidiar a atuação destas para o desenvolvimento territorial, bem como busca dialogar com o governo, tendo em vista o aprimoramento de políticas públicas e a convergência com ações governamentais.

Dentre as ações com o governo federal destaca-se a parceria, ainda em estágio de desenvolvimento, com o Plano Brasil Sem Miséria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O objetivo desta parceira é que as empresas do GT atuem em consonância com o Plano, promovendo a criação de oportunidades de emprego e renda para as famílias beneficiárias, que se encontram ainda abaixo da linha da pobreza.

As empresas participantes do projeto são: Alcoa, Banco do Brasil, Fibria, Itaú-Unibanco, Natura, Serasa Experian, Suzano, Vale, Walmart, Grupo Libra, Danone, IBM e Grupo Fleury . A coordenação executiva está a cargo do Instituto Ethos, da Diagonal Urbana, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do IFC (International Finance Corporation).

PROJETO CONCLUÍDO

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.