Áreas de Atuação/Direitos Humanos

Compartilhar

Trabalho Decente em Plataformas Digitais

O Instituto Ethos tem enfatizado, desde a sua fundação em 1998, a importância de as empresas atuarem de forma ética e socialmente responsável, mobilizando-as para se tornarem parceiras na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Num esforço conjunto, temos trabalhado por uma agenda de mudanças, pautada por princípios como a transparência, o diálogo e o comprometimento com a responsabilidade social.

Neste cenário, em 2021, provocados por empresas associadas, convidamos as empresas líderes em plataformas digitais para dialogar e construir uma iniciativa inovadora com o objetivo de promover o trabalho decente, com base no conceito formalizado pela Organização Internacional do Trabalho – OIT (1999), nesse novo modelo de negócio. A proposta é uma ação coletiva que visa gerar um pacto/carta compromisso que sinalize princípios, valores e medidas concretas a serem adotadas pelas empresas e, ao mesmo tempo, que dialogue com a sociedade de forma transparente e inclusiva para construir soluções e alternativas para esses trabalhadores. A iniciativa busca contribuir com a Agenda 2030, na qual o país tem como meta cumprir com o Objetivo 8 – Emprego decente e crescimento econômico, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Desta forma, estamos dedicados ao aprimoramento da relação público-privada nessa temática, articulando diversos segmentos, para desenvolvermos soluções conjuntas que garantam e ampliem a segurança e a saúde no trabalho, proteção e seguridade social, com vistas à redução da desigualdade, e tornem mais justas as novas relações de trabalho entre o segmento de plataformas digitais.

Nesse sentido, estamos construindo este projeto que visa adequar o conceito de trabalho decente à existência desse novo ambiente de trabalho compartilhado, entendendo que é importante convidar organizações engajadas na temática para dialogar a respeito do tema.

Consulta pública

Com o objetivo de coletar das partes interessadas as impressões e comentários sobre o tema, sua importância e aspectos específicos, foi aberto um processo de consulta pública a respeito da minuta da Carta Compromisso de Trabalho Decente em Plataformas Digitais. Diferentes percepções sobre o tema e sobre o conteúdo são fundamentais para tornar esse processo mais participativo, inclusivo e coeso.

Participe da consulta, que ficará aberta entre os dias 13 e 22/10/2021.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.