Áreas de Atuação/Direitos Humanos

Compartilhar

Trabalho Decente em Plataformas Digitais

O Instituto Ethos tem enfatizado, desde a sua fundação em 1998, a importância de as empresas atuarem de forma ética e socialmente responsável, mobilizando-as para se tornarem parceiras na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Num esforço conjunto, temos trabalhado por uma agenda de mudanças, pautada por princípios como a transparência, o diálogo e o comprometimento com a responsabilidade social.

Neste cenário, em 2021, provocados por empresas associadas, convidamos as empresas líderes em plataformas digitais para dialogar e construir uma iniciativa inovadora com o objetivo de promover o trabalho decente, com base no conceito formalizado pela Organização Internacional do Trabalho – OIT (1999), nesse novo modelo de negócio. A proposta é uma ação coletiva que visa gerar um pacto/carta compromisso que sinalize princípios, valores e medidas concretas a serem adotadas pelas empresas e, ao mesmo tempo, que dialogue com a sociedade de forma transparente e inclusiva para construir soluções e alternativas para esses trabalhadores. A iniciativa busca contribuir com a Agenda 2030, na qual o país tem como meta cumprir com o Objetivo 8 – Emprego decente e crescimento econômico, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Desta forma, estamos dedicados ao aprimoramento da relação público-privada nessa temática, articulando diversos segmentos, para desenvolvermos soluções conjuntas que garantam e ampliem a segurança e a saúde no trabalho, proteção e seguridade social, com vistas à redução da desigualdade, e tornem mais justas as novas relações de trabalho entre o segmento de plataformas digitais.

Nesse sentido, estamos construindo este projeto que visa adequar o conceito de trabalho decente à existência desse novo ambiente de trabalho compartilhado, entendendo que é importante convidar organizações engajadas na temática para dialogar a respeito do tema.

Histórico de ações:

Festival + DH 21: Trabalho decente em plat. digitais: Um olhar para contemporaneidade do trabalho e a proteção social

Manifesto convocatório por uma iniciativa empresarial para a promoção do trabalho decente em plataformas digitais

Estadão: Instituto Ethos convoca plataformas digitais à discussão sobre regras trabalhistas

Folha de S. Paulo: É preciso promover o trabalho decente em plataformas digitais

Carta Compromisso:

Carta Compromisso Trabalho Decente Em Plataformas Digitais

APOIE A INICIATIVA 

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.